Mostrando postagens com marcador educação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador educação. Mostrar todas as postagens
30 de junho de 2013
6 de abril de 2013
educação + sonhos ...ou vice-versa: quais são os seus?

Imagem produzida pelo pessoal da ALAVANCA Projetos e Comunicação durante o #eiebrasil http://encuentro.educared.org/
16 de julho de 2012
11 de julho de 2012
Tecnologia é sinônimo de qualidade na educação?
Estes depoimentos foram gravados no dia 31 de maio de 2012, durante evento presencial do Encontro Internacional de Educação 2012 2013 em São Paulo.
14 de fevereiro de 2012
12 de fevereiro de 2012
Debate: inovação em educação e aprendizagem
Segunda passada, participei de um "esquenta" da Campus Party Brasil 2012: um debate com a participação do Dr. Sugata Mitra, José Pacheco, Dra. Léa Fagundes e Françoise Trappenard, presidente da Fundação Telefônica - Vivo Basil.
Com a mediação de Cunha Jr - na medida certa - o debate se transformou em uma conversa muito agradável e produtiva e a tarde passou num piscar de olhos. Confesso: ficaria ali por mais umas tantas horas!Mas vamos ao que interessa: as falas... colocadas aqui em em tweets que resumem bem a temática abordada, dão o tom da conversa e suscitam reflexões que podemos fazer aqui via comentários:
1@SoniaBertocchi:
Sugata Mitra citando Arthur C. Clarke: "A professor that could be replaced by a machine, should be" #educaparty
2. @SoniaBertocchi:
Pacheco "pega pesado": "Escola engole gente e devolve o bagaço."#educaparty #cpbr5 (Joao Cabral de Melo Neto)”
3. @SoniaBertocchi:
Empatia, o valor do sec XXI ...#educaparty #cpbr5
4. RT @crismattos:
Ótima pergunta de @liliansta Onde está o buraco na parede para os professores? #educaparty #cpbr5
5. @miladatgon
"Devemos "freirizar" o digital", José Pacheco na#educaparty #cpbr5
13. RT @luisguggen:
A revolução da cultura digital é um caminho para reeducar os professores#leafagundes #educaparty #cpbr5 #redemis
Veja também
Com a mediação de Cunha Jr - na medida certa - o debate se transformou em uma conversa muito agradável e produtiva e a tarde passou num piscar de olhos. Confesso: ficaria ali por mais umas tantas horas!Mas vamos ao que interessa: as falas... colocadas aqui em em tweets que resumem bem a temática abordada, dão o tom da conversa e suscitam reflexões que podemos fazer aqui via comentários:
1@SoniaBertocchi:
Sugata Mitra citando Arthur C. Clarke: "A professor that could be replaced by a machine, should be" #educaparty
2. @SoniaBertocchi:
Pacheco "pega pesado": "Escola engole gente e devolve o bagaço."#educaparty #cpbr5 (Joao Cabral de Melo Neto)”
3. @SoniaBertocchi:
Empatia, o valor do sec XXI ...#educaparty #cpbr5
4. RT @crismattos:
Ótima pergunta de @liliansta Onde está o buraco na parede para os professores? #educaparty #cpbr5
5. @miladatgon
#josepacheco provoca: Por o digital a serviço da aprendizagem, onde faça sentido. Não "enfeitar" um modelo que já está falido.
6. RT @luisguggen:
Não é uma transição de educação que vivemos hj, mas uma transição de poder! ... #educaparty#cpbr5 #redemis
7. RT @cybelemeyer:
Não é uma transição de educação que vivemos hj, mas uma transição de poder! ... #educaparty#cpbr5 #redemis
7. RT @cybelemeyer:
Mitra dá exemplo da criança de 2 anos que age na revista como se estivesse em um iPad e reclama q não funciona.#EducaParty
8. RT @rupabr:
Esta com duvida em alguma coisa? Pergunte a uma crianca e vc resolvera o seu problema. #Educaparty #SugatraMitra
9. RT @diegogazola:
"Interdependência ou morte! Ninguém aprende sozinho", José Pacheco sobre aprendizagem digital. #educaparty#cpbr5
10. RT @AlfaSol:
Internet como revolução: tentamos entender com uma cabeça antiga, uma revoluçao nova.#educaparty uma nova forma de educar na cultura digital.
11.@SoniaBertocchi:"As crianças estão nos dizendo que a educação não está fazendo sentido. Nós temos que ouvi-los" #francoisetrapenard#educaparty
12. @SoniaBertocchi:"Devemos "freirizar" o digital", José Pacheco na#educaparty #cpbr5
13. RT @luisguggen:
A revolução da cultura digital é um caminho para reeducar os professores#leafagundes #educaparty #cpbr5 #redemis
Veja também
Sugata Mitra em 10 tweets
7 de dezembro de 2011
Nética
por Alex Primo
Para clarear um pouco o conceito de hacker... e de ética hacker, publico aqui o vídeo do Alex Primo em que ele explica o conceito de "Nética". Bom para educadores!!!
Alex Fernando Teixeira Primo é graduado em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas.
É mestre em Jornalismo pela Ball State University e doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Atualmente, é professor na UFRGS onde pesquisa as conversações e os relacionamentos mediados pela micromídia digital e coordena o Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC) e o grupo de pesquisa em Interação Mediada por Computador da universidade.
8 de novembro de 2011
11 de julho de 2011
Nota de nascimento: nasce o blog "Educação Líquida"
Sempre é bom conhecer novas publicações na área de educação.
Esta me chamou mais a atenção pela maneira como foi anunciada: o autor, Manuel Area*, diz: Adiós al blog "Ordenadores en el Aula" Nace "educación líquida". Adeus ao blog "Computadores em aula". Nasce o "educação líquida".
E segue, justificando essa mudança...esse "adeus" ao equipamento, no caso o computador, como centro dos processos educativo-culturais ...
Desejo sucesso ao blog que nasce tão bem fundamentado!
Seguiremos!
*Manuel Area é Catedrático de Tecnología Educativa da Universidad de La Laguna (Espanha)
Esta me chamou mais a atenção pela maneira como foi anunciada: o autor, Manuel Area*, diz: Adiós al blog "Ordenadores en el Aula" Nace "educación líquida". Adeus ao blog "Computadores em aula". Nasce o "educação líquida".
E segue, justificando essa mudança...esse "adeus" ao equipamento, no caso o computador, como centro dos processos educativo-culturais ...
Os objetos sólidos do passado estão desaparecendo e está emergindo um novo ecossistema cultural líquido, onde o ensino e a aprendizagem devem ter outras formas, funções e natureza. O objetivo não é mais a incorporação de TIC aos velhos modelos da educação para se ter inovação. Já não basta simplesmente incorporar os computadores e as TIC na sala de aula. Agora, o objetivo deve ser muito mais provocativo e radical: é mudar a direção, organização e prática da educação, fundir o formal e informal,o individual e o social, o empírico e o virtual, o sólido com o líquido.
Desejo sucesso ao blog que nasce tão bem fundamentado!
Seguiremos!
+ sobre o assunto
Desafios da Educação na Modernidade Líquida
*Manuel Area é Catedrático de Tecnología Educativa da Universidad de La Laguna (Espanha)
23 de junho de 2011
Férias online
Na próxima quinta, 30.06, das 16 às 17h, participo de mais um programa da TvWeb, uma atividade do Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital, iniciativa da Fundação Telefônica Brasil.
A idéia do programa é abordar maneiras interessantes e produtivas de se organizar o tempo em que crianças e adolescentes ficam em contato com as telas digitais (TV, computador, vídeo-game e celular), mais especificamente no período que se aproxima: o período de férias.
Beth Carmona
Fundadora da ONG Midiativa, organizadora do Festival Prix Jeunesse Iberoamericano 2011, que premiou iniciativas audiovisuais para crianças e adolescentes.
Sonia Bertocchi
Educadora, especialista em educação e tecnologias, mediadora do Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital.
Priscila Gonsales, coordenadora do projeto Educar na Cultura Digital do Programa Educarede Brasil.
quinta, 30 de junho · 16:00 - 17:00
www.educarnaculturadigital.org.br
A idéia do programa é abordar maneiras interessantes e produtivas de se organizar o tempo em que crianças e adolescentes ficam em contato com as telas digitais (TV, computador, vídeo-game e celular), mais especificamente no período que se aproxima: o período de férias.
Veja como assistir e interagir
- assistir online aqui: www.educarnaculturadigital.org.br
- enviar perguntas via Twitter - @educultdigital
- usar a hashtag #ecdigital para acompanhar as discussões via Twitter
Convidadas
Beth CarmonaFundadora da ONG Midiativa, organizadora do Festival Prix Jeunesse Iberoamericano 2011, que premiou iniciativas audiovisuais para crianças e adolescentes.
Sonia Bertocchi
Educadora, especialista em educação e tecnologias, mediadora do Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital.
Mediação
Priscila Gonsales, coordenadora do projeto Educar na Cultura Digital do Programa Educarede Brasil.
quinta, 30 de junho · 16:00 - 17:00
www.educarnaculturadigital.org.br
Assista aqui aos programas anteriores - 2010
- Gerações intrativas: onde está o desafo ao educá-las?
- Redes Sociais na Escola: sim ou não?
- Games e Jogos Eletrônicos
- Cultura Digital
Espero todos vocês para um bom debate!
1 de março de 2011
Paulo Freire:
fonte de inspiração e referência para o campo da comunicação
Em um de meus posts anteriores, Paulo Freire e o Twitter, disse que um trecho da Carta de Paulo Freire aos Professores havia me chamado muito a atenção e me levado a imaginar que ele não hesitaria em recomendar aos professores que tuitassem ao menos "três vezes por semana".
O post teve grande repercussão e suscitou uma boa conversa sobre a relação educação e as novas tecnologias da informação e da comunicação - tanto aqui como no Twitter.
Foram muitas as mensagens recebidas, dentre as quais, destaco neste post, esta enviada por
Agradeço muito à Márcia Ribeiro, responsável pelo perfil @sibiunitau, por ter enviado o link e convido todos vocês a lerem Comunicação e cultura em Paulo Freire, artigo muito bom de Venício A. de Lima* que defende:
O texto, além de profundidade, uma bibliografia excelente, traz também um "causo" logo no início...imperdível... e que dá pano para um outro post !
*Venício A. de Lima é jornalista, sociólogo, mestre, doutor e pós-doutor pela Universidade de Illinois; pós-doutor pela Universidade de Miami; professor-titular de Ciência Política e Comunicação aposentado da Universidade de Brasília; fundador e primeiro coordenador do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da UnB, ex-professor convidado da EPPG-UFRJ, UFPA,UFBA, UCB e UCS, no Brasil, e das universidades de Illinois, Miami e Havana.
O post teve grande repercussão e suscitou uma boa conversa sobre a relação educação e as novas tecnologias da informação e da comunicação - tanto aqui como no Twitter.
Foram muitas as mensagens recebidas, dentre as quais, destaco neste post, esta enviada por
Agradeço muito à Márcia Ribeiro, responsável pelo perfil @sibiunitau, por ter enviado o link e convido todos vocês a lerem Comunicação e cultura em Paulo Freire, artigo muito bom de Venício A. de Lima* que defende:
"as reflexões de Freire sobre comunicação
nunca estiveram tão atuais"
nunca estiveram tão atuais"
e
"Freire teoriza a comunicação interativa antes da revolução digital, vale dizer, antes da internet e de suas redes sociais".
O texto, além de profundidade, uma bibliografia excelente, traz também um "causo" logo no início...imperdível... e que dá pano para um outro post !
*Venício A. de Lima é jornalista, sociólogo, mestre, doutor e pós-doutor pela Universidade de Illinois; pós-doutor pela Universidade de Miami; professor-titular de Ciência Política e Comunicação aposentado da Universidade de Brasília; fundador e primeiro coordenador do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da UnB, ex-professor convidado da EPPG-UFRJ, UFPA,UFBA, UCB e UCS, no Brasil, e das universidades de Illinois, Miami e Havana.
Educadores lamentam escolha de Tiririca para comissão na Câmara
No domingo passado, compartilhei em minha página no FaceBook, via Joao Mattar, uma matéria publicada pelo Estadão: Educadores lamentam escolha de Tiririca para comissão na Câmara.
A repercussão foi ótima e resolvi trazer a polêmica pra cá também e registrar em espaço e linguagem de blog. Aguardo mais comentários. Todos serão incorporados ao post para terem mais visibilidade e fomentarem a discussão.
Começo destacando duas falas da professora Maria Márcia Malavasi que resumem o que penso sobre o caso e que também deixam claro que lamentar essa decisão da Câmara, ficar indignado com essa indicação não configura, necessariamente, discriminação, preconceito em relação à origem, profissão ou escolaridade do deputado Tiririca. Pode ser - e no meu caso é - uma crítica fundamentada em outras questões.
"Acho lamentável", acrescenta a titular de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp, Maria Márcia Malavasi. "Não por ele, mas porque há tantas outras pessoas com carreira, seriedade e currículo para essa missão."
Marcia Malavasi, da Unicamp, esclareceu que não tem nada pessoal contra o deputado. "Não se trata de desmerecer as qualidades que ele possa ter. Mas é evidente que há uma inadequação entre o que ele representa e o tamanho dos desafios da educação brasileira."
Em outro trecho da matéria, o educador Mozart Ramos, do Todos Pela Educação fez uma comparação: "Imagino se, na hora de formar uma seleção brasileira de futebol, houvesse vagas e cotas para os clubes, como para os partidos". O mais grave, observou, é que este é um ano importante para as causas educacionais. "Temos um Plano Nacional de Educação a ser definido. Com ele, a Lei de Responsabilidade Educacional. A reforma do ensino superior, a questão das cotas." Uma agenda "em grande parte técnica, que exige gente de preparo no setor".
Bem, convido vocês a continuarem essa discussão. Ah...e caso ele - o deputado - não saiba, ou não conte pra gente o que vai fazer lá, cliquem e vejam quais são as atribuições e as competências da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.
Destaco aqui o campo temático da Comissão.
IX - Comissão de Educação e Cultura:
a) assuntos atinentes à educação em geral; política e sistema educacional, em seus aspectos institucionais, estruturais, funcionais e legais; direito da educação; recursos humanos e financeiros para a educação;
b) desenvolvimento cultural, inclusive patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, cultural, artístico e científico; acordos culturais com outros países;
c) direito de imprensa, informação e manifestação do pensamento e expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação;
d) produção intelectual e sua proteção, direitos autorais e conexos;
e) gestão da documentação governamental e patrimônio arquivístico nacional;
f) diversões e espetáculos públicos; datas comemorativas e homenagens cívicas;
A repercussão foi ótima e resolvi trazer a polêmica pra cá também e registrar em espaço e linguagem de blog. Aguardo mais comentários. Todos serão incorporados ao post para terem mais visibilidade e fomentarem a discussão.
Começo destacando duas falas da professora Maria Márcia Malavasi que resumem o que penso sobre o caso e que também deixam claro que lamentar essa decisão da Câmara, ficar indignado com essa indicação não configura, necessariamente, discriminação, preconceito em relação à origem, profissão ou escolaridade do deputado Tiririca. Pode ser - e no meu caso é - uma crítica fundamentada em outras questões.
"Acho lamentável", acrescenta a titular de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp, Maria Márcia Malavasi. "Não por ele, mas porque há tantas outras pessoas com carreira, seriedade e currículo para essa missão."
Marcia Malavasi, da Unicamp, esclareceu que não tem nada pessoal contra o deputado. "Não se trata de desmerecer as qualidades que ele possa ter. Mas é evidente que há uma inadequação entre o que ele representa e o tamanho dos desafios da educação brasileira."
Em outro trecho da matéria, o educador Mozart Ramos, do Todos Pela Educação fez uma comparação: "Imagino se, na hora de formar uma seleção brasileira de futebol, houvesse vagas e cotas para os clubes, como para os partidos". O mais grave, observou, é que este é um ano importante para as causas educacionais. "Temos um Plano Nacional de Educação a ser definido. Com ele, a Lei de Responsabilidade Educacional. A reforma do ensino superior, a questão das cotas." Uma agenda "em grande parte técnica, que exige gente de preparo no setor".
Bem, convido vocês a continuarem essa discussão. Ah...e caso ele - o deputado - não saiba, ou não conte pra gente o que vai fazer lá, cliquem e vejam quais são as atribuições e as competências da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.
Destaco aqui o campo temático da Comissão.
IX - Comissão de Educação e Cultura:
a) assuntos atinentes à educação em geral; política e sistema educacional, em seus aspectos institucionais, estruturais, funcionais e legais; direito da educação; recursos humanos e financeiros para a educação;
b) desenvolvimento cultural, inclusive patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, cultural, artístico e científico; acordos culturais com outros países;
c) direito de imprensa, informação e manifestação do pensamento e expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação;
d) produção intelectual e sua proteção, direitos autorais e conexos;
e) gestão da documentação governamental e patrimônio arquivístico nacional;
f) diversões e espetáculos públicos; datas comemorativas e homenagens cívicas;
Vejam a repercussão...
Jorge Castro Com todo o respeito aos palhaços, mas ele continua com as palhaçadas. Cheguei a cogitar que, por ter passado por tudo o que passou na vida, ele poderia (de alguma forma) contribuir, mas acho a possibilidade muito remota ... É continuar pagando (altos impostos !!!) para ver ... Triste !domingo às 13:15 ·
Sonia Bertocchi Eu já acho que quem está brincando é a Câmara dos Deputados...falta seriedade. Uma pena...
Por que não o colocaram na Comissão de Orçamento?
domingo às 13:31 ·
Claudio Henrique Correa Pudera com um século de atraso na educação isso é Brasil com todo o meu respeito. Dizer o que!!!
domingo às 15:11
Paulo Gurgel Não entendi o porquê de tanta lamentação. Afinal, vocês sabem o que fazem os membros desta comissão? Pois é, eu também não...
domingo às 18:49
Juliana Souza Gonçalves rsrs. Situações conflitantes, este gosta de chamar a atenção!
domingo às 19:15 ·
Paulo Gurgel Nao fosse a suposta condição de analfabeto do palhaço deputado, sequer tal comissão seria hoje conhecida de muitos dos educadores. Lamentável é o preconceito de alguns...
domingo às 19:48 ·
Jorge Castro Paulo, pelo menso ele prometeu (em campanha) que iria contar para todos, assim que descobrisse, o que fazem os membros da tal comissão ... já é alguma coisa :)
domingo às 21:54 ·
Lucelia Mariano Eita, vamos ver se esse cabra da peste é msm cearense e sustenta a palavra.
domingo às 23:40 ·
Antonio Menezes da Costa A questão não é de preconceito mas de posicionamento dos educadores frente a essa realidade, seja o tiririca ou outro qualquer os educadores jamais devem perder a capacidade de indiguinação frente ao descaso no qual a educação é tratada em nosso país.
Ontem às 02:02 ·
Paulo Gurgel Indignação que deve também se expressar também frente ao tratamento dado aos pouco letrados no Brasil. Não lembro de muitos educadores indignados com os perversos destaques dados pelo educativo PIG (Partido da Imprensa Golpista) aos desvios da NORMA CULTA cometidos pelo nosso ex-presidente, Luiz Inacio Lula da Silva, que sucedeu ao Prof. Dr. Fernando Henrique Cardoso - aquele mesmo que por oito anos tanto fez pelo ENSINO PRIVADO em nosso país...
há 23 horas ·
28 de fevereiro de 2011
Carta de Paulo Freire aos Professores
Faz tempo que quero publicar aqui a Carta de Paulo Freire aos professores. Não sei porque não o fiz ainda... Mas agora deixo o link para a íntegra ... e pequenos trechos para suscitar o desejo de ler mais!!!
Estudar é desocultar, é ganhar a compreensão mais exata do objeto, é perceber suas relações com outros objetos. Implica que o estudioso, sujeito do estudo, se arrisque, se aventure, sem o que não cria nem recria.
Se estudar, para nós, não fosse quase sempre um fardo, se ler não fosse uma obrigação amarga a cumprir, se, pelo contrário, estudar e ler fossem fontes de alegria e de prazer, de que resulta também o indispensável conhecimento com que nos movemos melhor no mundo, teríamos índices melhor reveladores da qualidade de nossa educação.
Estudar é desocultar, é ganhar a compreensão mais exata do objeto, é perceber suas relações com outros objetos. Implica que o estudioso, sujeito do estudo, se arrisque, se aventure, sem o que não cria nem recria.
Se estudar, para nós, não fosse quase sempre um fardo, se ler não fosse uma obrigação amarga a cumprir, se, pelo contrário, estudar e ler fossem fontes de alegria e de prazer, de que resulta também o indispensável conhecimento com que nos movemos melhor no mundo, teríamos índices melhor reveladores da qualidade de nossa educação.
12 de fevereiro de 2011
Educação nos top trends?
E comemoramos!!!
Para saber a história toda, deixo aqui o link para a matéria que a @vanerodrigues fez para o @educaredebrasil ...ela conta direitinho como foi.
EducaRede –
um case de uso estratégico das rede sociais
*Ana Brambilla é editora de Mídias Sociais do portal Terra
Brambilla é professora da pós em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado da FAG. Vai ser dela a aula inaugural do curso, dia 25 de março, com a disciplina sobre "Redes Sociais, Cultura Digital e Mídias Interativas".
2 de fevereiro de 2011
Mídias sociais na escola:
questão de cidadania
Quem me acompanha sabe que sou uma defensora de primeira hora do uso das novas midias sociais na educação. Considero importante que professores conheçam esses recursos e explorem ao máximo o seu potencial comunicativo e interativo junto aos alunos.Tenho falado muito sobre isso em minhas participações em eventos de educação e colocado em prática as minhas idéias em projetos dos quais participo.
Dica
Hoje, vou deixar uma dica para professores: um exemplo de um cidadão comum que viu em uma mídia social - YouTube - o caminho para exercer sua cidadania. Vejo essa situação como um case de sucesso que deveria servir de inspiração para educadores trazerem a questão do uso das mídias sociais para dentro da sala de aula e trabalharem questões como cidadania, direitos, controle, imprensa tradicional, novas mídias...e por aí afora. Separei um trecho da entrevista que esse cidadão, Oswaldo Luiz Borrelli, deu ao UOL Tecnologia.
- UOL Tecnologia - Porque optou pelas redes sociais em vez de recorrer à imprensa tradicional?
- Borrelli - Os meios tradicionais não têm a agilidade que eu precisava. Precisaria ter escrito para a “carta ao leitor”. Minha mensagem passaria, então, por uma triagem e pelo crivo de um editor. Precisava de uma geladeira. Não poderia esperar por esse processo. Além disso, milhares de consumidores escrevem para a imprensa todos os dias. Precisava chamar a atenção. Leiam a matéria completa
O correto é: A Brastemp trata mal os seus clientes. Quer saber por quê?
A outra opção seria: Quer saber o porquê?
Mas o recado foi dado!!!
Redes Sociais na escola: por que não?
Orkut na escola: por que não?
Redes Sociais e Educaçao - na Campus Party 2010
Dica
Hoje, vou deixar uma dica para professores: um exemplo de um cidadão comum que viu em uma mídia social - YouTube - o caminho para exercer sua cidadania. Vejo essa situação como um case de sucesso que deveria servir de inspiração para educadores trazerem a questão do uso das mídias sociais para dentro da sala de aula e trabalharem questões como cidadania, direitos, controle, imprensa tradicional, novas mídias...e por aí afora. Separei um trecho da entrevista que esse cidadão, Oswaldo Luiz Borrelli, deu ao UOL Tecnologia.
- UOL Tecnologia - Porque optou pelas redes sociais em vez de recorrer à imprensa tradicional?
- Borrelli - Os meios tradicionais não têm a agilidade que eu precisava. Precisaria ter escrito para a “carta ao leitor”. Minha mensagem passaria, então, por uma triagem e pelo crivo de um editor. Precisava de uma geladeira. Não poderia esperar por esse processo. Além disso, milhares de consumidores escrevem para a imprensa todos os dias. Precisava chamar a atenção. Leiam a matéria completa
Assistam ao vídeo
Ah... esqueceram de revisar o texto da faixa. O correto é: A Brastemp trata mal os seus clientes. Quer saber por quê?
A outra opção seria: Quer saber o porquê?
Mas o recado foi dado!!!
26 de janeiro de 2011
Obama e a Educação
Ontem, em seu discurso do Estado da União, o presidente Barack Obama focou a situação da educação, da tecnologia e da ciência em seu país de uma maneira surpreendente.
Aos pais, pediu que vissem menos televisão e que acompanhassem mais de perto a vida escolar de seus filhos. Sugeriu que comemorassem os resultados das crianças nas feiras de ciências da mesma forma que comemoram nos esportes.
Criticou a Internet americana e o fato de estarem atrás da Coréia do Sul nos quesitos: tecnologia da informação, banda larga, acesso, custo, empreendedorismo.
Não sou adepta da fórmula antiga e simplista de que o que serve pra eles serve para nós, mas neste caso serve...e muito. O discurso poderia ter sido feito aqui. Com uma pequena ressalva: seria muito mais melancólico do que foi, uma vez que ano passado perdemos 12 posições no ranking de educação: passamos do 76º para o 88º lugar entre 128 países.
Bem, a despeito de um tom, em alguns momentos, um pouco ufanista demais pro meu gosto, o discurso valeu pelo exemplo: colocar a Educação, a Ciência e a Tecnologia no centro das preocupações do Estado. Abordar as questões de forma clara e objetiva, com senso crítico.
Veja também o infográfico abaixo que mostra quanto o mundo gasta em educação.
Convocou - sim, o tom foi esse - americanos a seguirem a carreira do magistério. Os EUA estão precisando de professores ... de bons professores, enfatizou.
Aos pais, pediu que vissem menos televisão e que acompanhassem mais de perto a vida escolar de seus filhos. Sugeriu que comemorassem os resultados das crianças nas feiras de ciências da mesma forma que comemoram nos esportes.
Criticou a Internet americana e o fato de estarem atrás da Coréia do Sul nos quesitos: tecnologia da informação, banda larga, acesso, custo, empreendedorismo.
Não sou adepta da fórmula antiga e simplista de que o que serve pra eles serve para nós, mas neste caso serve...e muito. O discurso poderia ter sido feito aqui. Com uma pequena ressalva: seria muito mais melancólico do que foi, uma vez que ano passado perdemos 12 posições no ranking de educação: passamos do 76º para o 88º lugar entre 128 países.
Ah... e já que falamos da Coréia - da qual estamos muito distantes no ranking da educação - vale lembrar que a diferença entre o que cada um dos dois países (Brasil e Coréia) investe em educação não é tão grande: 6,8% do PIB na Coréia do Sul e 5,2% no Brasil.
Fica claro que a questão é menos econômica que de gestão.
Mas isso já é assunto para um outro post.
Veja também o infográfico abaixo que mostra quanto o mundo gasta em educação.
20 de janeiro de 2011
Destaques desta quinta na Campus Party
Destaco aqui eventos relacionados mais diretamente à educação que acontecem hoje, 20.01, na Campus Party. Se você não estiver na #cpbr4, presencialmente, pode assistir via Campus TV. Aguarde novos posts do Lousa sobre essas atividades!
Priscila Gonsales - Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital, GEO- ECD Jornalista, máster em Educação, Família e TIC pela Pontifícia Universidade de Salamanca (ES), especialista em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP, atua na área de educação desde 1997, principalmente em organizações do 3º Setor. Pesquisadora do Cenpec desde 2001, é responsável pela coordenação do Programa EducaRede Brasil, baseado em um portal educacional aberto e gratuito que desenvolve uma metodologia de comunidade virtual entre escolas baseada em projetos de aprendizagem.
Luciano Meira – Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OjE). Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia do Recife (1984), Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), Ph.D. em Educação Matemática pela University of California at Berkeley (1991). Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da UFPE e pesquisador da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da mesma instituição. Foi pesquisador do CNPq de 1992 a 2007, e é atualmente bolsista de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação do SOFTEX-PE (2008-2011). Também é consultor em educação da Joy Street, empresa do Porto Digital (PE) que desenvolve a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OjE) e de estudos de usabilidade do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), uma organização sem fins lucrativos associada ao Centro de Informática da UFPE.
Debora Sebriam – educadora do Centro Educacional Pioneiro, com experiência de uso da Web 2.0 na Educação Básica. Mestre em Engenharia de Mídias para a Educação pela Universidade Técnica de Lisboa, Université de Poitiers e Universidad Nacional de Educación a Distancia. Atua com integração de tecnologias ao currículo, tecnologias e formação de professores, inovação pedagógica.
- 14:30 - Palestra: Parece impossível, mas não é – Educação e diversão podem andar juntas
- Onde: Palco Games
- Participante - Túlio Soria – Um dos integrantes da equipe Mother Gaia Studio (atual empresa de desenvolvimento de games m.gaia studio), vencedora de três competições internacionais com o game City Rain. É Bacharel em Sistemas de Informação pela Unesp e cursa MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV.
- 15:00 - Palestra: Aprendizagem real, no mundo virtual de Second Life
- Onde: Palco Simulação
- Palestrante - Mayara Setubal - Pedagoga especializada em Psicopedagogia clínica e institucional, com experiências nos segmentos de Educação Infantil, Especial e Orientação Educacional.
- 16:45 - Mesa redonda: Educação e Cultura Digital – uma combinação necessária
- Onde: Palco principal
- Convidados
Priscila Gonsales - Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital, GEO- ECD Jornalista, máster em Educação, Família e TIC pela Pontifícia Universidade de Salamanca (ES), especialista em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP, atua na área de educação desde 1997, principalmente em organizações do 3º Setor. Pesquisadora do Cenpec desde 2001, é responsável pela coordenação do Programa EducaRede Brasil, baseado em um portal educacional aberto e gratuito que desenvolve uma metodologia de comunidade virtual entre escolas baseada em projetos de aprendizagem.
Luciano Meira – Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OjE). Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia do Recife (1984), Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), Ph.D. em Educação Matemática pela University of California at Berkeley (1991). Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da UFPE e pesquisador da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da mesma instituição. Foi pesquisador do CNPq de 1992 a 2007, e é atualmente bolsista de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação do SOFTEX-PE (2008-2011). Também é consultor em educação da Joy Street, empresa do Porto Digital (PE) que desenvolve a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OjE) e de estudos de usabilidade do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), uma organização sem fins lucrativos associada ao Centro de Informática da UFPE.
Debora Sebriam – educadora do Centro Educacional Pioneiro, com experiência de uso da Web 2.0 na Educação Básica. Mestre em Engenharia de Mídias para a Educação pela Universidade Técnica de Lisboa, Université de Poitiers e Universidad Nacional de Educación a Distancia. Atua com integração de tecnologias ao currículo, tecnologias e formação de professores, inovação pedagógica.
- Mediação - Milada Gonçalves – Programa EducaRede Brasil
15 de janeiro de 2011
Campus Party: educação em pauta
Começa nesta segunda, 17, a Campus Party Brasil, uma festa que está entre um dos maiores eventos de inovação, ciência, criatividade e entretenimento digital de todo o mundo.A essa descrição oficial do evento, eu acrescentaria que a Campus Party é também, e talvez essencialmente, um evento de educação, uma vez que sua proposta inclui e privilegia a construção e a partilha de conhecimento, a troca de experiências, a convivência, o trabalho colaborativo, o protagonismo, a criatividade, o empreendedorismo, o exercício da cidadania (e da webcidadania), a realização de todo o tipo de atividades relacionadas às telas digitais, às comunicações e às novas tecnologias.
E é com esse olhar para o evento - um grande e importante evento de educação - que estarei lá acompanhando atividades, inovações, debates e trazendo aqui pro Lousa pautas sobre questões relacionadas aos processos que envolvem o educar na cultura digital.
Inicialmente, vou seguir esta trilha ...mas, certamente, haverá muita surpresa pelo caminho...
Espero todos vocês para uma reflexão coletiva!
Para saber +
Agenda Geral 2011
Destaques 2011
Sobre o Evento
Edições anteriores
15 de outubro de 2010
Parabéns, professor(a)
Terminada a última guerra mundial, teria sido encontrada, num campo de concentração nazista, a seguinte mensagem dirigida aos professores:“Prezado professor,
sou sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver. Câmaras de gás construídas por engenheiros formados. Crianças envenenadas por médicos diplomados. Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas. Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de colégios e universidades. Assim, tenho minhas suspeitas sobre a Educação. Meu pedido é: ajude seus alunos a se tornarem humanos. Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou psicopatas hábeis. Ler, escrever e aritmética só são importantes para fazer nossas crianças mais humanas." Feliz dia dos professores!
25 de setembro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)







