Mostrando postagens com marcador aprendizagem. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador aprendizagem. Mostrar todas as postagens

25 de junho de 2013

Aquela velha opinião formada sobre tudo ...

#diversidade no olhar ... na maneira de ver e compreender um mesmo fato ... é o que temos na vida ... é o que fica muito evidente quando estamos em rede. As pessoas têm visões diferentes!

É preciso APRENDER a lidar com isso. 

É uma aprendizagem que a escola tem que privilegiar, estimular: aprender a formar a própria opinião a partir de opiniões diferentes, sem maniqueísmo. 

Aprender a estar em rede!

#ficadica para os professores! 

16 de março de 2013

5 de fevereiro de 2013

"O que a escola chama de aprendizagem é algo imposto."

No vídeo, com clareza e genialidade, Isaac Asimov vislumbra o impacto da Internet na educação e em nossas vidas. Isso foi em 1988!

A entrevista foi realizada por Bill Moyers para seu programa "O Mundo das Idéias".




A dica desse vídeo foi da Daniela Bertocchi via Adri Amaral
Obrigada, meninas!


Publicado Originalmente em 10 DE SETEMBRO DE 2011... 

... mas continua atual e é sempre bom retomar esta conversa!




12 de fevereiro de 2012

Debate: inovação em educação e aprendizagem

Segunda passada, participei de um "esquenta" da Campus Party Brasil 2012: um debate com a participação do Dr. Sugata Mitra, José Pacheco, Dra. Léa Fagundes e Françoise Trappenard, presidente da Fundação Telefônica - Vivo Basil.
Com a mediação de Cunha Jr - na medida certa - o debate se transformou em uma conversa muito agradável e produtiva e a tarde passou num piscar de olhos. Confesso: ficaria ali por mais umas tantas horas!Mas vamos ao que interessa: as falas... colocadas aqui em em tweets que resumem bem a temática abordada, dão o tom da conversa e suscitam reflexões que podemos fazer aqui via comentários:
1@SoniaBertocchi:
Sugata Mitra citando Arthur C. Clarke: "A professor that could be replaced by a machine, should be" #educaparty 
2. @SoniaBertocchi:
Pacheco "pega pesado": "Escola engole gente e devolve o bagaço."#educaparty #cpbr5 (Joao Cabral de Melo Neto)”
3. @SoniaBertocchi
Empatia, o valor do sec XXI ...#educaparty #cpbr5 
4. RT @crismattos
Ótima pergunta de @liliansta Onde está o buraco na parede para os professores? #educaparty #cpbr5
5. @miladatgon
#josepacheco provoca: Por o digital a serviço da aprendizagem, onde faça sentido. Não "enfeitar" um modelo que já está falido.
6. RT @luisguggen
Não é uma transição de educação que vivemos hj, mas uma transição de poder! ... #educaparty#cpbr5 #redemis
7. RT @cybelemeyer
Mitra dá exemplo da criança de 2 anos que age na revista como se estivesse em um iPad e reclama q não funciona.#EducaParty
8. RT @rupabr
Esta com duvida em alguma coisa? Pergunte a uma crianca e vc resolvera o seu problema. #Educaparty #SugatraMitra
9. RT @diegogazola
"Interdependência ou morte! Ninguém aprende sozinho", José Pacheco sobre aprendizagem digital. #educaparty#cpbr5
10. RT @AlfaSol
Internet como revolução: tentamos entender com uma cabeça antiga, uma revoluçao nova.#educaparty uma nova forma de educar na cultura digital.
11.@SoniaBertocchi:"As crianças estão nos dizendo que a educação não está fazendo sentido. Nós temos que ouvi-los" #francoisetrapenard#educaparty
12. @SoniaBertocchi:
"Devemos "freirizar" o digital", José Pacheco na#educaparty #cpbr5
13. RT @luisguggen
A revolução da cultura digital é um caminho para reeducar os professores#leafagundes #educaparty #cpbr5 #redemis


Veja também

Sugata Mitra em 10 tweets

7 de setembro de 2009

Os estilos de aprendizagem

As pessoas desenvolvem, ao longo da vida, maneiras muito particulares de pensar e de aprender. Seriam tendências ou estilos próprios de adquirir conhecimento, habilidades ou atitudes através da experiência ou do estudo.

Quando nos dedicamos, nós educadores, a analisar o próprio estilo e, dentro do possível, o de nossos alunos, há grande possibilidade de trabalharmos melhor os potenciais identificados, bem como de lidar com as limitações detectadas de uma maneira mais tranqüila.

Diagnóstico
Dessa forma, diagnosticar, conhecer os estilos de aprendizagem – o próprio e o do seu público-alvo - pode auxiliar educadores e pesquisadores a identificar as diferenças e selecionar estratégias ou metodologias mais efetivas em sua prática.

Aqui vai meu auto-diagnóstico obtido por meio do CHAEA - Cuestionario Honey-Alonso de Estilos de Aprendizaje:
Ativo – 17 - Reflexivo – 14 - Teórico – 12 - Pragmático – 12

Felizmente, segundo Honey y Mumford, "los Estilos de Aprendizaje de las personas no son inamovibles:
• Han evolucionado con la propia persona.
• Pueden ser diferentes en situaciones diferentes.
• Son susceptibles de mejora.
• Deben mejorarse.”

Pa
ra saber mais
Clique na imagem para saber mais sobre Estilos de Aprendizagem.

27 de março de 2007

Comunidade Virtual Coisas Boas 2007

Estão abertas as inscrições para participar do projeto Coisas Boas 2007, do Programa EducaRede.

Podem se inscrever alunos e professores da Educação Básica que pertencem à rede pública do Estado de São Paulo.

Clique aqui para fazer um tour pela nova comunidade. Participe!