20 de janeiro de 2011

Destaques desta quinta na Campus Party

Destaco aqui eventos relacionados mais diretamente à educação que acontecem hoje, 20.01, na Campus Party. Se você não estiver na #cpbr4, presencialmente, pode assistir via Campus TV. Aguarde novos posts do Lousa sobre essas atividades!
  • 14:30 - Palestra: Parece impossível, mas não é – Educação e diversão podem andar juntas
Educação e Diversão podem andar juntas. Nesta palestra será mostrado o caminho encontrado pela produtora m.gaia studio para a produção de games divertidos e também educativos, como o City Rain, que pudessem trazer noções de cidadania, planejamento urbano e o mais importante, sustentabilidade.
  • Onde: Palco Games
  • Participante - Túlio Soria – Um dos integrantes da equipe Mother Gaia Studio (atual empresa de desenvolvimento de games m.gaia studio), vencedora de três competições internacionais com o game City Rain. É Bacharel em Sistemas de Informação pela Unesp e cursa MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV.
___________________________________
  • 15:00 - Palestra: Aprendizagem real, no mundo virtual de Second Life
Os prós e os contras do aprendizado no mundo virtual do Second-Life.
  • Onde: Palco Simulação
  • Palestrante - Mayara Setubal - Pedagoga especializada em Psicopedagogia clínica e institucional, com experiências nos segmentos de Educação Infantil, Especial e Orientação Educacional.
___________________________________
  • 16:45 - Mesa redonda: Educação e Cultura Digital – uma combinação necessária
De que maneira os meios tecnológicos podem favorecer a produção do conhecimento em contextos educativos? Isso já está acontecendo? Se o século 21 oferece a possibilidade de a Web 2.0 enriquecer o modo de aprender e ensinar, formar o cidadão para as competências e habilidades que emergem destas novas práticas sociais tornou-se o grande desafio para a educação.
  • Onde: Palco principal
  • Convidados
Bianca Santana - Coordenadora do Projeto Recursos Educacionais Abertos na Casa da Cultura Digital. No mestrado em Educação da Universidade de São Paulo, pesquisa os usos das tecnologias digitais na Educação de Jovens e Adultos. Jornalista, formada pela Faculdade Cásper Líbero, já colaborou com publicações impressas e digitais da Editora Abril e com a edição de livros e objetos educacionais multimídia nas editoras Ática e Moderna. Trabalhou em projetos de cultura digital para o Ministério da Cultura. É ativista da cultura livre e membro da Rede pela Reforma da Lei do Direito Autoral.

Priscila Gonsales - Gr
upo de Estudos Educar na Cultura Digital, GEO- ECD Jornalista, máster em Educação, Família e TIC pela Pontifícia Universidade de Salamanca (ES), especialista em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP, atua na área de educação desde 1997, principalmente em organizações do 3º Setor. Pesquisadora do Cenpec desde 2001, é responsável pela coordenação do Programa EducaRede Brasil, baseado em um portal educacional aberto e gratuito que desenvolve uma metodologia de comunidade virtual entre escolas baseada em projetos de aprendizagem.

Luciano MeiraOlimpíada de
Jogos Digitais e Educação (OjE). Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia do Recife (1984), Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), Ph.D. em Educação Matemática pela University of California at Berkeley (1991). Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da UFPE e pesquisador da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da mesma instituição. Foi pesquisador do CNPq de 1992 a 2007, e é atualmente bolsista de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação do SOFTEX-PE (2008-2011). Também é consultor em educação da Joy Street, empresa do Porto Digital (PE) que desenvolve a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OjE) e de estudos de usabilidade do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), uma organização sem fins lucrativos associada ao Centro de Informática da UFPE.

Debora Sebriam – educadora do Centro Educacional Pioneiro, com experiência de uso da Web 2.0 na Educação Básica. Mestre em Engenharia de Mídias para a Educação pela Universidade Técnica de Lisboa, Université de Poitiers e Universidad Nacional de Educación a Distancia. Atua com integração de tecnologias ao currículo, tecnologias e formação de professores, inovação pedagógica.
  • Mediação - Milada Gonçalves – Programa EducaRede Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Lousa.
Seus comentários enriquecem o debate.
Volte sempre!
Sônia