2 de fevereiro de 2011

Mídias sociais na escola:
questão de cidadania

Quem me acompanha sabe que sou uma defensora de primeira hora do uso das novas midias sociais na educação. Considero importante que professores conheçam esses recursos e explorem ao máximo o seu potencial comunicativo e interativo junto aos alunos.Tenho falado muito sobre isso em minhas participações em eventos de educação e colocado em prática as minhas idéias em projetos dos quais participo. 

Redes Sociais na escola: por que não?

Orkut na escola: por que não?

Redes Sociais e Educaçao - na Campus Party 2010

    Sei que é um assunto polêmico para os educadores, e que existe muita resistência - na maior parte das vezes, baseada em preocupações com as questões de privacidade e segurança na rede.Mas penso também que essas questões devem ser debatidas exaustivamente em sala de aula e que é tarefa da escola promover situações para uma aprendizagem efetiva de como estar em rede com segurança, privacidade, responsabilidade.

    Dica                                                                                                      
    Hoje, vou deixar uma dica para professores: um exemplo de um cidadão comum que viu em uma mídia social - YouTube - o caminho para exercer sua cidadania. Vejo essa situação como um case de sucesso que deveria servir de inspiração para educadores trazerem a questão do uso das mídias sociais para dentro da sala de aula e trabalharem questões como cidadania, direitos, controle, imprensa tradicional, novas mídias...e por aí afora. Separei um trecho da entrevista que esse cidadão, Oswaldo Luiz Borrelli, deu ao UOL Tecnologia.
    - UOL Tecnologia - Porque optou pelas redes sociais em vez de recorrer à imprensa tradicional?
    - Borrelli - Os meios tradicionais não têm a agilidade que eu precisava. Precisaria ter escrito para a “carta ao leitor”. Minha mensagem passaria, então, por uma triagem e pelo crivo de um editor. Precisava de uma geladeira. Não poderia esperar por esse processo. Além disso, milhares de consumidores escrevem para a imprensa todos os dias. Precisava chamar a atenção. Leiam a matéria completa


    Assistam ao vídeo
    Ah... esqueceram de revisar o texto da faixa. 
    O correto é: A Brastemp trata mal os seus clientes. Quer saber por quê?
    A outra opção seria: Quer saber o porquê? 
    Mas o recado foi dado!!!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigada por visitar o Lousa.
    Seus comentários enriquecem o debate.
    Volte sempre!
    Sônia