Físico de formação, inventor vocacional (são atribuídas a ele 25 patentes), pesquisador sobre redes neuronais, Sugata Mitra é uma das personalidades mais originais no âmbito da Educação tecnológica.Pesquisador do NIIT, conceituado instituto de tecnologia da Índia, Mitra abriu um buraco no muro do prédio, vizinho de uma das maiores favelas de Nova Delhi, e instalou, voltado para fora, um computador com acesso à internet. Veja o que aconteceu:
Sugata Mitra no Encontro Internacional EducaRede
Assisti no sábado, 22, à apresentação do Buraco no Muro pelo próprio Sugata Mitra, que fez uma das conferências de encerramento do Encontro Internacional Educarede 2011.
Sugatra Mitra enfatizou as três competências básicas que a educação deve promover: ler, investigar e distinguir o verdadeiro do falso. Deixou um recado claro aos professores: fazer as perguntas certas abre as portas para a construção do conhecimento. Para ele, um grupo de crianças com a presença de um mediador pode aprender quase nada. Os professores só devem fazer boas perguntas e sair.
Para ajudar no resumo da fala, conto com a ajuda de Nádia Molina - também blogueira insider do Encontro - que sintetizou a experiência de Sugata Mitra em 10 tweets. Solução simples e criativa!
1. "Em 1999 eu fiz uma experiência. Um computador embutido na parede de uma favela em Delhi. E as crianças vieram experimentar." Sugata Mitra
2. "Provei que as crianças podiam resolver problemas específicos e explorar a Internet sem ajuda." SugataMitra
3. "O experimento foi repetido em várias partes da Índia O efeito: as crianças exploravam, se organizavam descobriam." Sugata Mitra
4. "Então eu comecei a fazer perguntas. Não perguntas simples. Perguntas sobre assuntos complexos e em inglês." Sugata Mitra
5. "Eu os deixei dois meses com essas perguntas. Quando voltei, elas tinham mais conhecimento que o obtido com um professor." Sugata Mitra
6. "Em vez de dar aos estudantes professores ruins, nós poderíamos dar computadores para que eles aprendessem sozinhos." SugataMitra
7. "Os professores só devem fazer boas perguntas e sair." Sugata Mitra
8. "A regra do experimento é: não deixar apenas uma criança com um computador. Coloquem quatro para que explorem em conjunto." Sugata Mitra
9. "Com um computador, as crianças criaram a sua pedagogia, e foi mais eficaz que a minha. Até me corrigiram a pronúncia". Sugata Mitra
10. "A experiência não funciona com os professores. Eles não podem aprender como uma equipe. Mas eles podem aprender com as crianças." Sugata Mitra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar o Lousa.
Seus comentários enriquecem o debate.
Volte sempre!
Sônia