Você sabe o que #6adepoesia #botequimtuitajoaquim  #letras365 #tuitepaulofreire  #elascomentam#cafevoltaire #eadsunday têm em comum? Além, é claro, de serem hashtags. 
São coletivos!
Metaforicamente falando, coletivos são, representam, a sabedoria das multidões  (wisdom of crowds).
No sentido literal, coletivos são uma nova modalidade, um novo contexto em que a colaboração online pode se desenvolver.  
As modalidades que, a esta altura da evolução da web, já podemos considerar convencionais são: a rede e o grupo - a grupalidade e as redes de conhecimento.
Assim, para entender melhor o que são coletivos e como se diferenciam de redes e grupos, contamos com a ajuda  da tabela abaixo.
| Grupo | Rede | Colectivo | |
| Actividade    | Projectos   Colaborativos | Discussões   e Pesquisas de bases de dados (queries) | Prospecção   de dados, submissão individual, busca e pesquisas de bases de dados (queries) | 
| Ferramentas   sociais comuns  | Discussões   em fórum, chats. | Listas   de correio electrónico e agregação de blogues. | Motores   de busca, rede social  (MySpace, 43 Things etc) | 
| Objectivos    | Acreditação   e aprendizagem formal | Geração   de conhecimento | Extracção   de  conhecimento | 
| Período   de tempo  | Semestre | Tempo   real e assincronia de  curto prazo (short term asynchrony) | Assincronia   de longo prazo (long term asynchrony) | 
| Comprometimento   com a participação  | Alto;   avaliação frequente | Médio;   consoante necessário para um e para alguns | Médio;   consoante necessário para um | 
| Motivação   para contribuir  | Externa | Reputação   profissional | Apenas   como um produto do uso individual | 
| Metáfora    | “Sala   de aula virtual” | “Comunidades   virtuais de prática” | “Sabedoria   das multidões (wisdom of crowds)” | 
| Expectativa   de ajuda  | Alta;   frequentemente dependência mútua | Média; ethos   de partilha e de share-alike | Baixa/Nenhuma;   agregação inconsciente | 
| Formas   de comunicação | Um para   um, um para alguns, alguns para muitos, alguns para alguns | Um para   muitos, muitos para um, alguns para um, muitos para um, alguns par alguns | Muitos   para muitos, muitos para alguns, muitos para um, alguns para um, alguns para   alguns. | 
Convido todos vocês a visitarem e participarem destes coletivos:
#6adepoesia
#botequimtuitajoaquim
#letras365
#tuitepaulofreire
#elascomentam
#cafevoltaire
#eadsunday
Em tempo: este texto está em contrução. Em outro momento, gostaria de aprofundar dois pontos: 
- o que é "ser coletivo" e
- as implicações pedagógicas dessa nova modalidade de "estar em rede".
Para ajudar a conversa, veja o post relacionado:
Em busca de outro modelo para comunicação em rede
Em busca de outro modelo para comunicação em rede
Conto com os comentários de vocês!
Quadro - Usos do software social na aprendizagem. Dron & Anderson (2007).
Original em 3.3. Os Grupos, as Redes e os Colectivos
Dron, Jon & Anderson, Terry (2007). Collectives, Networks and Groups  in Social Software for e-Learning. In G. Richards (Ed.), Proceedings of World Conference on eLearning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education 2007, 2460-2467. Chesapeake, VA: AACE. Disponível no Google Books aqui. 

 
 
Olá, gostei muito do quadro, magnífico!
ResponderExcluirMas poderíamos esclarecer, pois tem gente que necessita, as possíveis implicações pedagógicas..
Os grupos lembra o Construtivismo social.
E a Rede e o Coletivo primam pelo Conectivismo.
O que vc acha?
bjim