Em tempos de web, a necessidade de encontrar formas de avaliação adequadas às novas práticas pedagógicas surge com mais premência.
O como e o o quê avaliar apresentam-se aos professores como desafios maiores do que sempre foram.
Vamos tomar como exemplo uma das atividades mais comuns na Internet: a pesquisa. Se o aluno procura informações sobre o que é ser cidadão e digita "cidadão" no Google, encontra aproximadamente 32.000.000 de resultados em 0,25 segundos. Diante dessa oferta de informação em quantidade e velocidade assustadoras, como avaliar a tarefa?
Como avaliar o resultado final dos esforços dos alunos?O como e o o quê avaliar apresentam-se aos professores como desafios maiores do que sempre foram.
Vamos tomar como exemplo uma das atividades mais comuns na Internet: a pesquisa. Se o aluno procura informações sobre o que é ser cidadão e digita "cidadão" no Google, encontra aproximadamente 32.000.000 de resultados em 0,25 segundos. Diante dessa oferta de informação em quantidade e velocidade assustadoras, como avaliar a tarefa?
Aqui estão alguns subsídios para se pensar uma avaliação adequada desse tipo de atividade que usa a Internet como recurso.
Ao propor a tarefa aos alunos,apresentar claramente tema e subtemas a serem pesquisados;
- relacioná-los a interesses ou objetivos dos alunos;
- descrevê-los de maneira instigante e envolvente;
- relacioná-los a projetos em andamento na escola;
- considerar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto;
- explicitar conceitos ou princípios importantes que não podem deixar de ser abordados na pesquisa;
- preparar esses alunos para a pesquisa sobre o tema e anunciar o ponto de chegada dessa tarefa.
Diz o ditado popular que o combinado não sai caro. Para avaliar adequadamente o desempenho dos alunos, combinar com eles o que se espera como resultado da atividade de busca. Veja os exemplos abaixo:
- Compreensão de páginas da web e resposta escrita ou oral a algumas questões.
- Produção de texto.
- Análise de informações.
- Articulação de informações obtidas em diferentes fontes.
- Síntese de variadas fontes de informação.
- Citação completa das fontes.
- Formulação de questionamentos.
- Relatório do caminho percorrido durante a pesquisa e critérios utilizados para a seleção das fontes.
- Formação de opinião para argumentação em debate.
- Produto criativo.
Outras dicas para facilitar a avaliação dos alunos, ou a auto-avaliação:
- Divulgar amplamente os critérios para atribuição de nota ou comprovação de índice de sucesso.
- Discutir objetivamente esses critérios com os alunos.
- Criar mecanismos para registros de observação, para que se possa avaliar motivação, objetividade, interesse e determinação durante a realização da pesquisa.
Em resumo, é importante que essa avaliação reflita uma boa e sensata prática didática. Nada diferente dos "velhos tempos" quando não havia Internet, mas havia também bom senso e competência do professor.
Bom trabalho a todos!
Publicado originalmente em 20 de mar de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar o Lousa.
Seus comentários enriquecem o debate.
Volte sempre!
Sônia