16 de junho de 2011

Conhecer para Transformar

Participei ontem do Seminário Fundação Telefônica de Inovação Educativa - Conhecer para Transformar - que  reuniu profissionais da área, analisou projetos, debateu com propriedade o assunto e nos ajudou a montar e contar um pouco da história da educação desde a chegada das novas tecnologias de comunicação e informação.


Márcia Padilha, coordenadora do Instituto para o Desenvolvimento e a Inovação Educativa - IDIE iniciou os trabalhos relatando o processo e os resultados da Pesquisa: Inovação Tecnoeducativa. Márcia contou que 
o objetivo da pesquisa, realizada em todo o Brasil, com escolas públicas e privadas,  foi elaborar uma definição conceitual de inovação em educação com uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC), em especial internet, celular, audiovisual e videogames e apresentar uma lista de projetos inovadores no Brasil.

Ressaltou que, dos 64 projetos participantes, 26 foram considerados inovadores. Destes, 11 foram estudados de forma mais criteriosa e 4 foram escolhidos respeitando os critérios estabelecidos pela comissão julgadora: Cartografias de Sentidos nas Escolas, Fractal Multimídia: Objetos de Aprendizagem, Olimpíadas de Jogos Educacionais e Roteiro de Experimentação Remota.

A seguir, esses quatro projetos foram apresentados por seus criadores a fim de contar um pouco de sua história e debater o tema inovação com a platéia e com o público online.

As apresentações dos projetos inovadores e os debates foram mediadas por Milada T Gonçalves, Coordenadora de Educação e Cultura da Fundação Telefônica, e Vanessa Rodrigues, Comunicação da FT, que fez a mediação da participação online.  

Conheçam as iniciativas que foram apresentadas:


Mesa 1


Mesa 2


Em tempo
As fotos utilizadas neste post foram produzidas por alunos do Projeto Imprensa Jovem e estão publicadas em  EMEF. Professor Jairo de Almeida.
Esta foi a equipe que esteve no Seminário fazendo a cobertura jornalística durante todo o dia.
Parabéns a todos - alunos e professores - pela excelente participação!
 

Da esquerda para a direita: Shirley, Karol, William, Prof Elaine, Prof Marcelo, Prof Fábio, Nicolas, Leonardo, Stefany, Ingrid e Tamara

2 comentários:

  1. Sonia, como vc viu, tive que sair antes (infelizmentíssimo!!). Mas com essa sua reportagem pude saber o que aconteceu! Obrigada!!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muito muito! O seminário foi bem interessante e os alunos ficaram cheio de ideias, assim como os professores.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Lousa.
Seus comentários enriquecem o debate.
Volte sempre!
Sônia