9 de abril de 2011

Prêmio Internacional Educarede: professor, aluno, escola

Todo ano, o Educarede lança o Prêmio Internacional Educarede, uma ação alinhada com seus objetivos como programa educativo e que, portanto, busca promover o uso pedagógico das TIC  e reconhecer o esforço dos docentes por introduzir as novas tecnologias da informação e da comunicação nos processos de ensino-aprendizagem.
    Este ano não será diferente
    Já estão abertas as incrições para o Prêmio Internacional Educarede 2011, uma iniciativa da Fundação Telefônica, voltada a escolas de todo o mundo. 

    Participar de prêmios como este é uma forma bastante interessante de dinamizar as atividades em sala de aula, motivar toda a comunidade escolar, compartilhar experiências e levar os projetos desenvolvidos internamente para além dos muros da escola.

    Vou colocar aqui algumas informações básicas, mas quem estiver interessado em participar, pode baixar o regulamento com todos os detalhes.

    Quem pode participar? 

    • Podem participar professores e alunos de todo mundo, de estabelecimentos educativos onde se dê formação regular de alunos entre 3 e 18 anos. Também poderão participar centros de formação de adultos e centros de educação especial ou formação profissional.
    • Para participar, não é necessário ter conhecimentos prévios sobre o uso das TIC, já que o professor terá a sua disposição no site do Prêmio, guias didáticos que o ajudarão a enfocar o trabalho online e também as atividades paralelas que se podem desenvolver na aula. 
    Que tipo de trabalhos podem ser inscritos?
    • Pode-se participar elaborando qualquer tipo de trabalho com as TIC, independentemente da ferramenta que se utilize. Assim, poderá apresentar, desde site, blogues ou wikis, WebQuest, até trabalhos elaborados em redes sociais, ferramentas "na nuvem" (Google Earth, Scrible Maps, Prezi, SpeakingImages...). O objetivo é elaborar trabalhos que estejam relacionados com as atividades e conteúdos que trabalham diariamente nas aulas, em relação direta com a atividade de ensino-aprendizagem.
    Como os trabalhos serão julgados?
    • Trata-se de um Prêmio de caráter pedagógico. Portanto, o júri não só valorizará o produto final, senão também o projeto educativo sobre o que se fundamenta: as atividades paralelas que se tenham desenvolvido na aula, o nível de envolvimento que tenha conseguido dos alunos, a avaliação contínua ou o seguimento que tenha realizado do trabalho da equipe etc.
    Qual será a premiação?
    • As equipes ganhadoras recebem uma série de prêmios, tanto para elas, professores e alunos, como para o seu centro educativo, com a intenção, não só de premiar os ganhadores, senão de colaborar na melhor dotação tecnológica dos próprios colégios.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigada por visitar o Lousa.
    Seus comentários enriquecem o debate.
    Volte sempre!
    Sônia