6 de abril de 2011

Grupo de Estudos:
uma modalidade de colaboração online

No post É uma rede? É um grupo? Não: é um ... falei sobre as características de rede, grupo e coletivo.

Neste, falo um pouco mais sobre grupo: uma atividade fundamentada em projeto colaborativo, com um alto grau de comprometimento entre os participantes, com grande expectativa de ajuda mútua, e em que a comunicação pode se dar de um para um, um para alguns, alguns para muitos e alguns para alguns.

Um dos tipos de grupos é o grupo de estudos: modelo de aprendizagem colaborativa que, via de regra, busca inovação, pois o que está em jogo, a motivação, é a vontade dos participantes de entender melhor e explorar um determinado assunto, independentemente do quanto já saibam sobre ele, ou do quanto ele já esteja contemplado em seu cotidiano pessoal e ou profissional.

 Na prática
Para exemplificar como essa dinâmica se dá na prática, cito o Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital: um grupo que reúne pessoas interessadas em trocar experiências sobre os desafios que as inovações tecnológicas da atualidade trazem para o cotidiano de ensino e de aprendizagem na escola.

Este grupo oferece um ambiente online de formação interativo, que valoriza a colaboração entre os participantes e disponibiliza materiais de apoio e fontes de pesquisa.

A proposta inclui bastante atividade prática, porém sem exigência de carga horária, cada participante acessa quando quiser e escolhe a temática que vai estudar.

O Grupo de Estudos “Educar na Cultura Digital”, criado em agosto de 2010 pelas Fundações Telefônica, Santillana e OEI – Organização dos Estados Iberoamericanos, é aberto ao público em geral e é gratuito.


Para saber mais sobre o Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital,  clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Lousa.
Seus comentários enriquecem o debate.
Volte sempre!
Sônia