1 de julho de 2013

Por que as escolas são da maneira que são?

Compartilho aqui um trechinho da fala que Sugata Mitra fez na abertura da #EducaParty, evento de educação dentro da Campus Party, em fevereiro de 2012, em São Paulo. 
Fala muito pertinente, uma vez que o debate sobre inovação na escola é um debate que não se esgota. Vamos ler? 

Por que as escolas são da maneira que são? - pergunta Sugata.

E propõe a nós todos que estávamos ali um exercício de imaginação ... Imaginem se tivéssemos uma máquina do tempo e voltássemos 200 anos na história. E de lá trouxéssemos um cirurgião cardíaco e o colocássemos, hoje, em uma sala de cirurgia do Instituto do Coração. Ele não compreenderia nada - eletrocardiógrafo, monitores, as luzes, outras máquinas - porque a ciência evoluiu muito neste aspecto. 

Se fizéssemos a mesma coisa com um professor, continua Sugata, ele entraria na sala de aula, pegaria um giz e daria sua aula. Pouca coisa mudou na educação. Por que aconteceu isso, uma vez que outras profissões acompanharam as mudanças? - indaga. Há 5 .000 anos as coisas acontecem do mesmo jeito. E volta a questionar ... 

De onde teria vindo essa estrutura? Carteiras, mesa, quadro e giz?

Sugata faz então uma retrospectiva curta e bem humorada da história da escola e conta que... 


Escola de AtenasAfresco  de Rafael - 1506-1510 - Palácio Apostólico, Vaticano
... as primeiras experiências vêm de Platão. Sócrates foi professor de Platão. Ele se sentava com 4 ou 5 aprendizes e lhes fazia perguntas. Quando os alunos perguntavam a resposta, ele dizia: eu não sei... Se soubesse, não teria feito a pergunta. Os alunos tinham que discutir e descobrir aquilo que conseguissem. 

O governo achou que já era o suficiente para aquele momento e Sócrates foi envenenado. 

Platão não querendo ter o mesmo fim que seu professor Sócrates, decidiu mudar o método socrático para dizer aos alunos que eles não seriam os únicos a dar as respostas. O professor também deveria dar aulas aos alunos. 
Ele usou esse método por um tempo em sua academia e deu origem a seu melhor aluno: Aristóteles

Aristóteles inventou a ciência da física. O governo disse a Aristóteles: que negócio é esse de coisas subindo, descendo... caindo? O que é tão especial nisso? Por que você não treina soldados? 

Aristóteles abriu uma academia, treinou alguns soldados e produziu Alexandre que conquistou metade do mundo e metade do mundo disse: nossa, esse método é fantástico. Em 335 a.C.Alexandre assume o trono e Aristóteles volta para Atenas, onde funda o Liceu.

E assim foi constituído o sistema escolar que temos até hoje! 

Saiba+

Escola