26 de setembro de 2011

Quatro projetos brasileiros estão entre os vencedores do Prêmio Internacional EducaRede 2011

O concurso 

O Prêmio Internacional EducaRede 2011, promovido pela Fundação Telefônica, foi aberto a alunos e professores de todo o mundo e teve a finalidade de promover o uso pedagógico das TIC, buscar conscientizar a comunidade educativa sobre o valor potencial destas tecnologias, colocar a seu alcance iniciativas e atividades relacionadas com esses objetivos e reconhecer o esforço do professorado por introduzi-las nos processos de ensino e aprendizagem.

Os brasileiros concorreram com cerca de 4 mil trabalhos inscritos no prêmio e ficaram entre os 194 finalistas nas diversas categorias. A premiação ocorrerá em Madri, por ocasião da realização do VI Encontro Internacional EducaRede, entre 20 e 22 de outubro. Os vencedores terão todas as despesas de viagem pagas.

Os projetos vencedores 

  • Na modalidade “Docentes e Alunos de 15 a 17 anos”, o projeto Construindo a Identidade com Igualdade num Clic, das professoras Mirian Zimmer Soares e Eloisa Silva Moura com alunos da escola estadual Firmino Acauan, de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, conquistou o segundo lugar. Os estudantes brasileiros mantêm troca cultural com alunos da Nigéria, utilizando a Internet como ferramenta de contato. O objetivo é conhecer as origens da formação da população brasileira. 



  • O projeto Meninos e Meninas Bilíngües: O Caminho para a Inclusão, da Escola de Educação Básica Lauro Müller, de Florianópolis, foi o vencedor da modalidade “Trabalhos Orientados a alunos com necessidades educativas especiais”. O projeto ensina Libras (Língua Brasileira de Sinais) e envolve professores, funcionários e todos os alunos das séries iniciais, com o objetivo de inserir estudantes com deficiência auditiva na escola. A ferramenta utilizada é o blog “Vejo Vozes”, por meio do qual alunos do 6º, 7º e 8º ano ensinam Libras para os estudantes do 1º ao 5º ano. 


  •  
Na modalidade “Tecnologia móvel/celular”, o documentário Corre, que a chuva vem aí, de autoria dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Vereador Antônio de Ré, em Guarulhos, conseguiu a terceira colocação. Produzido por meio do celular, o vídeo teve origem a partir de um projeto pedagógico de cunho socioambiental, orientado pelas professoras Mercedes Puga Las Casas e Grace de Castro Gonçalves, com a proposta de investigar os problemas urbanos do bairro onde se localiza a escola. O vídeo aborda a questão das enchentes na região, provocadas por má destinação do lixo.


  •  Intercâmbio Virtual de Culturas é o título do projeto que obteve a primeira colocação na modalidade “Trabalhos colaborativos realizados entre professores e alunos de diferentes escolas dentro de um mesmo país”. De autoria das professoras Lenira Buscato e Marlene Pissolito e coordenado por Cristiana Assumpção, do Colégio Bandeirantes, em São Paulo, o trabalho envolve alunos de diferentes escolas brasileiras, por meio de blog, em que são compartilhadas fotos, vídeos e textos. Temas como Diversidade, Cidadania Global, Interdependência e Sustentabilidade são discutidos e analisados de forma interdisciplinar, promovendo o intercâmbio. 

Parabéns a todos os educadores que participaram do Prêmio Internacional EducaRede 2011 - participantes, finalistas, ganhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Lousa.
Seus comentários enriquecem o debate.
Volte sempre!
Sônia