21 de janeiro de 2011

A nova voz do povo

Todos nós acompanhamos em novembro último a ocupação do Morro do Alemão (RJ) pela polícia e pelas forças armadas.

Pela mídia tradicional, afastada do local por motivos de segurança, sabíamos apenas que
o confronto aconteceria a qualquer momento, e que os moradores precisavam colaborar e permitir a entrada dos militares em suas casas. Uma situação tensa em que os moradores se viram isolados e acuados: pelo crime organizado e pelas forças de segurança.

Surpreendentemente, nesse contexto de guerra, em que a informação ganha ainda mais valor, surgiu uma voz inesperada: a voz do povo - amplificada pelas redes sociais.

Naquele domingo, essa "voz" me chamou a atenção no Twitter: a voz do @vozdacomunidade , via seu editor @Rene_Silva_RJ, que tuitava in loco e em tempo real a invasão da polícia ao Complexo do Alemão.


Passei a segui-lo e fiquei sabendo que tinha 16 anos, era
repórter, fotógrafo, redator, editor e colunista do Voz da comunidade, jornal que havia criado há cinco anos (quando tinha 11 anos) para falar dos problemas do local onde vivia.

Chamou a minha e, obviamente, a atenção de toda a mídia.
E já no dia seguinte pude ler no Globo:

Dormi pouco de sábado para domingo. Nós três ficamos twittando de nossas casas, cada um de acordo com o que via de sua janela - contou Renê pelo telefone.

E no portal G1 :

“Sempre tive vontade de fazer alguma coisa pela minha comunidade. As pessoas que vivem aqui são sofridas, não têm direito a nada, tudo é precário. Pedi ajuda no colégio para fazer um jornalzinho e para reproduzir com xerox. Me ajudaram. Depois, ganhei um laptop usado e comecei a postar tudo no twitter. Não pensei que ia ter tanta repercussão”.

Desde então tenho seguido esses meninos (havia mais dois jovens com o Renê nessa empreitada - @IgorComunidade e @JackComunidade) e esta semana pude conhecer o @Rene_Silva_RJ na Campus Party, ao vivo.

Particularmente, foi muito gratificante para mim, educadora, vê-lo participando da mesa "A nova voz do povo" debatendo sobre papel das novas tecnologias e da Internet no combate à violência, lado a lado com: Fábio Gusmão, editor de Cidades e Polícia do jornal Extra, do Rio de Janeiro, Dirceu Viana, coordenador da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, Fernando Barreto, sócio-diretor da empresa WebCitizen e Pedro Markun ativista hacker.


Vamos combinar que, nessa mesa, ele era a voz do povo...Nova e legítima!!


Veja também entrevista que o pessoal do MSN Tecnologia fez com o Renê durante a #cpbr4 .


<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-br&brand=v5%5E544x306&from=sp&vid=4499e83e-3431-efad-6d07-d33967465d43&src=FLCP:sharebar:embed" target="_new" title="TechGuru - Entrevista com Rene Silva.">Vídeo: TechGuru - Entrevista com Rene Silva.</a>



Na foto, Renê com parte da equipe Educarede (esta que escreve rs,Priscila Gonsales e Mílada T Gonçalves), responsável pela sua vinda à Campus Party 2011.



4 comentários:

  1. Agradeço a oportunidade de estar acompanhando a Campus através do seu blog. As notícias são maravilhosas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Origada pela visita, Jamille. Venha sempre.
    Bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  3. Mila, foi um encontro prazeroso.
    Como sempre, você está ótima na foto...Bjs
    Sônia

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Lousa.
Seus comentários enriquecem o debate.
Volte sempre!
Sônia