19 de agosto de 2010

Grupo de Estudos: a proposta

O Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital foi criado para apoiar educadores interessados em trocar experiências e debater com colegas de todo o Brasil sobre os desafios que as inovações tecnológicas da atualidade trazem para o cotidiano de ensino e aprendizagem na escola.

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação é um tema emergente no mundo todo. Professores, acadêmicos e gestores dos mais variados países cada vez mais se dedicam a estudar formas de aproximar a escola das constantes inovações da sociedade provocadas pela era digital.

Se hoje a Internet não é mais uma rede de computadores, mas sim uma rede de pessoas, formar o cidadão do século XXI para as competências e habilidades que emergem de novas práticas sociais mediadas por dispositivos eletrônicos tornou-se o grande desafio para a educação.

* Como formar pessoas com capacidade crítica e criativa para o mundo atual?
* Como ensinar a capacidade de viver uma vida digna, responsável, produtiva, sustentável e saudável em um mundo globalizado?
* Como tornar os alunos conscientes de seus direitos e deveres preparados para aprender durante toda a vida?
* Como garantir o respeito à diversidade, compartilhando e produzindo conhecimento e cultura em um mundo impregnado por múltiplos idiomas e tecnologias?

Não fique sozinho nessa reflexão!
Participe do Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital, um espaço virtual, aberto e gratuito, no qual você vai poder debater ideias, trocar experiências e compartilhar conhecimento!

O Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital tem como suporte um ambiente de formação online interativo (plataforma Moodle), especialmente elaborado para valorizar a troca e a colaboração entre os participantes e, ao mesmo tempo, disponibilizar referências bibliográficas, fontes de pesquisa e materiais didáticos de diversas naturezas aos educadores.

Para reproduzir a mesma atmosfera criativa dos tradicionais grupos de estudos presenciais, o Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital tem a colaboração de uma equipe de especialistas-moderadores para promover a orientação de estudos dos conteúdos selecionados e incentivar o debate e o intercâmbio de experiências. Organizado em módulos temáticos não sequenciais, é possível participar de um ou mais temas de discussão.

O participante pode freqüentar o ambiente livremente sempre que desejar para encontrar colegas e /ou realizar atividades programadas, e ainda avaliar sua própria aprendizagem por meio de questionários oferecidos.

Os objetivos do Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital são os seguintes:

* Incentivar a discussão e a troca de experiências entre educadores ;
* Proporcionar o aprofundamento teórico em relação aos temas de educação e cultura digital;
* Estimular o desenvolvimento de atividades práticas e desafiadoras .

A participação é totalmente gratuita e a inscrição pode ser feita a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Lousa.
Seus comentários enriquecem o debate.
Volte sempre!
Sônia