14 de outubro de 2006

Dia do Professor

15 de outubro é Dia do Professor apenas no Brasil. Nesse dia, em 1827, D. Pedro I baixou um decreto imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil e trouxe como novidades: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. Assim, 15 de outubro passou a ser o Dia do Professor. A primeira comemoração, entretanto, teria surgido apenas em 1947, em São Paulo, no “Caetaninho”, Ginásio Caetano de Campos, na Rua Augusta, 1520. Como o segundo semestre letivo era muito longo, 01/06 a 15/12, com apenas 10 dias de férias, quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa. Salomão Becker sugeriu 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. O diretor, Onofre Penteado, gostou da iniciativa. A festa foi um sucesso. No ano seguinte, o jornal “A Gazeta” fez a cobertura do acontecimento, que já contava com a adesão de um colégio vizinho: o Pais Leme, que ficava na esquina da Rua Augusta com a Av. Paulista. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

4 comentários:

  1. Prezada Sônia,

    Parabéns pelo seu blog! Somente um mestre sabe a 'dor e a delícia' de ser um Educador...

    Apenas uma retificação quanto à sua nota: O Dia do Professor não se inicia com o decreto de D.Pedro I em 1827. Muita coisa foi regulamentada (apesar de que pouca coisa foi implementada de fato...). Mas, em momento algum, há qualquer referência a um dia consagrado ao magistério. Não há, portanto, qualquer comemoração até 1947. A própria sugestão do encontro passar a chamar-se 'Dia do Professor' surgiu neste ano, por sugestão de meu pai, Salomão Becker.

    Abraços e parabéns pelo blog uma vez mais!

    ResponderExcluir
  2. Sérgio, obrigada pela visita ao Lousa e pelo comentário tão gentil.
    Obrigada também pelo esclarecimento quanto à data tão significativa para os educadores. Muito bom para nós conhecermos de perto essa história e as inciativas de seu pai.
    Um abraço grande,
    Sônia Bertocchi

    ResponderExcluir
  3. Onice, que bom receber uma visita de Imperatriz, MA...não conheço a cidade, mas meu marido esteve aí várias vezes e adorou!!!
    Seja bem-vinda.
    Abs, Sônia

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Lousa.
Seus comentários enriquecem o debate.
Volte sempre!
Sônia