7 de outubro de 2014

Como avaliar e confiar nos sites para pesquisa escolar

Como avaliar e confiar nos sites para pesquisa escolar
Imagine que está desenvolvendo um projeto sobre a água com a sua turma e resolve utilizar a Web como recurso para pesquisa de informação. Inicia a busca com a palavra água e, em segundos, são mostradas inúmeras ocorrências.
Mesmo refinando a busca, milhares de fontes são inúteis ou inadequadas à sua proposta de trabalho. Motivos: autoria não identificada ou confiável, site desatualizado, texto tendencioso, falta de citações, contexto não adequado, má navegabilidade, entre outros.
Assim, considerando que qualquer pessoa pode criar um site e que nenhuma entidade supervisiona a sua publicação na Internet, precisamos de desenvolver mecanismos para a análise objetiva das fontes e para uma escolha criteriosa.
Alguns critérios para avaliação de websites
1. Autoria/credibilidade/citação
Verifique:
Quem é o responsável pelo site? Uma pessoa ou uma instituição?
Quais são as suas qualificações?
As fontes são citadas?
É um site .com (comercial), .gov (governamental) ou .org (organização não-governamental)? Esta é uma boa indicação na escolha de sites.
2. Intencionalidade
Verifique:
Com que objetivo terá o site sido criado?
Para informar apenas, para vender, promover algo ou alguém, para convencer?
Veicula muita propaganda? Mistura factos com opinião?
Omite informações? Parece tendencioso?
3. Conteúdo/Contexto
Verifique:
site abrange todas as questões relativas ao assunto?
O texto é compreensível e claro?
Está adequado ao nível de escolaridade da sua turma?
Está adequado aos objetivos do projeto que a turma está a desenvolver no momento?
Oferece informações exclusivas?
Tem um conteúdo diferenciado em relação aos outros?
Os links são interessantes? Oferecem condições para ampliar a pesquisa?
4. Navegabilidade/Design
Verifique:
site é de fácil navegação?
As hiperligações funcionam?
As imagens são pesadas? São mesmo necessárias à compreensão da mensagem?
Os títulos são de fácil visualização?
Veicula muita propaganda?
Os anúncios interferem na pesquisa? Fazem com que se disperse e perca tempo?
Há erros grosseiros de ortografia?
Enfim, o site é funcional?
5. Atualidade/continuidade
Verifique: as datas de criação e atualizações estão indicadas?
Utilize estes critérios na sua seleção e indique aos alunos uma listagem de sites confiáveis.
BERTOCCHI, Sônia - Como avaliar e confiar nos sites para pesquisa escolar

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