28 de janeiro de 2013

Escola no RJ promete inovar em currículo e organização

GENTE = Ginásio Experimental de Novas Tecnologias.

Idealizado na Favela da Rocinha, ideia é que o aluno não fique em uma sala de aula e utilize recursos tecnológicos. Ouça:




Saiba mais sobre o Projeto

A concepção do GENTE é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e as seguintes organizações: Fundação Telefônica|Vivo, Intel, Instituto Ayrton Senna, Instituto Conecta, Instituto Natura, MSTech, Tamboro e UNESCO . Ele integra o programa Ginásio Carioca, implantado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro em 2011, e o projeto Escolas do Amanhã, criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

O Ginásio Experimental Carioca (GEC) tem como base três eixos: excelência acadêmica, educação para valores e projeto de vida do aluno. Dentro desse novo modelo, a Secretaria de Educação ainda conta com escolas experimentais do 7° ao 9° anos, nas quais inovações pedagógicas são testadas e, posteriormente, ampliadas para toda a rede. As escolas do GEC, onde o GENTE está inserido, atendem jovens de todas as regiões da cidade, atuando como núcleo animador de um movimento de qualificação da educação no segundo segmento, sendo fonte de inovação em conteúdo, método e gestão. A metodologia foi adotada em dez unidades escolares em 2011 e, em 2012, mais nove escolas passaram a funcionar dessa forma, oferecendo mais tempo de aulas de português, matemática, ciências e inglês. A entrada de mais nove escolas prevista para 2013 reflete o sucesso do programa.

O Programa Escolas do Amanhã tem como objetivo reduzir a evasão escolar e melhorar a aprendizagem em 152 escolas do ensino fundamental localizadas nas áreas mais vulneráveis da cidade ou recém-pacificadas. Integram as estratégias do programa cuidar do ambiente físico, acadêmico e social da escola e trabalhar para o desenvolvimento e promoção de uma cultura baseada em valores. O GENTE André Urani é uma Escola do Amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Lousa.
Seus comentários enriquecem o debate.
Volte sempre!
Sônia