22 de outubro de 2012

#EIE_FT - atividades


Participe você também do Encontro Internacional de Educação da Fundação Telefônica | Vivo, um espaço de diálogo, troca de experiências e intercâmbio de conhecimentos.
Veja as novidades que estão rolando! 
Segunda-feira, 23 de outubro

Debate ao vivo, às 12h: “Modelo para a aprendizagem on-line” 
Inés Evaristo e Juan Medina vão refletir sobre como o uso da internet melhora ou piora a educação. Após essa discussão e juntos com os participantes, ambos vão buscar modelos para um bom uso dessa ferramenta em sala de aula.

Debater: “E-learning: um processo pessoal que não excluir a experiência coletiva”
A gravação desse debate se contextualiza na atividade “Ensinar e aprender a partir da cultura dos projetos em rede”. O Diretor Geral de Tecnologias Educativas do Peru, Sandro Marcone, destaca os aspectos pessoais e individuais dos processos de e-learning. Graças à conjunção da internet com outros meios, podemos configurar nossa formação e, por consequência, nosso roteiro profissional.

Compartilhar: “Uma teoria do ensino para a era digital”
As instituições que ontem foram fundamentais abrem caminho para as estruturas descentralizadas e em rede. Temos de apostar na aprendizagem e nas ecologias do conhecimento para promover, tornar sustentável e orientar a inovação. Vamos refletir todas as conexões envolvidas nesses processos com George Siemens.

Experimentar: “Os segredos de um projeto colaborativo” 
Viviana Araya, Alejandra Duarte e José Luis García. Novo projeto: "Olhando para o céu" O projeto ganhou o Prêmio especial do jurado como melhor trabalho colaborativo. Nele estão inclusas tarefas de geolocalização, captação de imagens, pesquisa e apresentação em web. Seus responsáveis compartilham conosco a metodologia, as ferramentas e as maneiras de organização que possibilitaram tão bons resultados.

Fórum Comunidade Educativa: “Os desafios de ensinar em um contexto difícil” 
Catalina Acevedo. Metodologias educativas para contextos conflituosos Famílias desestruturadas, população de baixos recursos socioeconômicos e jovens em risco de exclusão social. O processo metodológico se torna mais complexo e real em situações de contextos educativos difíceis. Vamos conhecer as oportunidades que o uso de novas tecnologias constitui para enfrentar esse desafio.

E o que vem por aí...


Debate ao vivo com José Pacheco, da Escola da Ponte, e Eduardo Chaves. 
Atividade em português.

*O Encontro emite certificados oficiais para todos os participantes*