Afinal, uma ferramenta que se apresenta como uma novidade que tem por objetivo tornar mais simples o compartilhamento e fazer com que a conexão entre as pessoas na web seja mais parecida com a da vida real merece a atenção, a observação e a análise dos educadores. Vivemos a cultura do compartilhamento e as facilidades são sempre bem-vindas. Falo aqui hoje sobre as funcionalidades círculos e hangouts.
Círculos: compartilhar coisas diferentes com pessoas diferentes
O sistema +Circles possibilita ao professor criar diferentes círculos de amizade e dar acesso a informações sobre sua vida apenas às pessoas que desejar.
Essa funcionalidade - bastante simples de usar - era muito almejada: minimiza o receio que os professores têm de "misturar" sua vida pessoal com a profissional. Organiza as relações!
Ao agrupar as pessoas por critérios de interesses e conveniências, os círculos garantem mais privacidade que as demais redes sociais - FaceBook e Orkut, por exemplo - e possibilitam um melhor gerenciamento dos assuntos e dos amigos.
Por outro lado, a funcionalidade permite ao professor criar círculos não apenas de pessoas, mas de temas, projetos, disciplinas, turmas.
Isso significa que o professor consegue organizar e acompanhar com mais facilidade as atividades educativas propostas nessa rede.
Hangouts: encontros na rede
Este é um recurso interessante para videochats / videoconferências. Ideal para realizar reuniões de grupos, discussões entre classes em pequenos grupos etc..
Gratuito, tem funcionamento mais eficiente que o das ferramentas open source existentes.
A vantagem em relação ao videochat do FaceBook é que no Google+ a comunicação não é apenas de um para um: permite até 10 pessoas em cada sessão, o que abre um leque grande de possibilidades de uso pelos professores com seus alunos.
Em um próximo post, vou falar mais sobre outras funcionalidades do Google+.
Saiba+
Gostei da sua visão. O problema é que temos tantas redes sociais, cada uma com uma característica, vantagens, desvantagens, comparando umas com as outras, que dificulta a escolha e o uso aprofundado dos recursos por completo de uma rede social em específico... Vejo que ainda falta mais publicidade acerca do Google+ para mostrar suas vantagens e diferenciais em relação as outras redes sociais, pois onde leciono, o facebook ainda domina de maneira geral, mesmo sem oferecer recursos somilares ao Google+ ...no aguardo de seu próximo post, explicitando os diferenciais dessa nova rede! Parabéns!
ResponderExcluirBom dia, Fábio. Obrigada pelo comentário.
ResponderExcluirNa verdade, Fábio, os responsáveis pelas redes vão sempre mostrar as vantagens de seus produtos no que se refere a uso geral. Nós educadores, devemos nos debruçar sobre essas ferramentas e tentar visualizar nelas potencialidades pedagógicas. É o que eu busco fazer: olhar para as funcionalidades e ver sua, digamos,"utilidade" para nossa prática. Penso que devemos aproximar as redes sociais da sala de aula ... vou escrever ainda sobre o Google+ ... estou analisando. Abs, Sônia
Muito interessante essa sua colocação sobre o google +.Ainda não conheço a interface, mas, mas pelo que vc coloca, tem exatamente o que eu buscava em uma rede social para poder trabalhar com meus alunos mantendo a minha privacidade. Como faço para conseguir acesso à rede? Aguardo novas postagens a respeito. Abços
ResponderExcluirSou caloura por aqui, mas estou adorando suas idéias e possibiliades. Moro em uma cidade do interior do país e estamos engatinhando no assunto ferramentas ead, redes socias e todos os demais temas. Nossos alunos ainda usam o computador 'escondido' na sala e se surpreendem quando percebem que nem todos estão preocupados com essa ferramenta fantástica e que ela pode sim, substituir os cadernos. Enfim parabéns pelo conteúdo, vou aparecer sempre.
ResponderExcluirOla Sonia, mais uma "rede social" disponível.
ResponderExcluirNão podemos desconsiderar que gostariamos do melhor para nossas interações, mas na realidade atual temos que usar aquilo que os alunos utilizam. Ao impormos uma determinada midia estamos repetindo os mesmos erros do passado!