30 de agosto de 2011

Dados, informações, apresentação, conhecimento

Quando vi esta imagem - publicada pela @danibertocchi, no Intermezzo, o blog -, pensei: todo professor deveria ver, saber isso ... aliás, foi o que comentei lá no post do FB.

Agora, pensando melhor ... continuo achando que essa imagem é significativa e pode suscitar reflexões interessantes sobre situações que ocorrem na prática docente. Mas vou destacar aqui uma apenas e deixar a questão aberta para discussão.

Pesquisa na Internet
Essa imagem poderia levar o professor a se fazer perguntas como:
quando peço uma pesquisa online aos meus alunos, será que o enunciado não está contemplando - sugerindo -  apenas a coleta de dados=data? Ou seja, que eles reúnam apenas os "ingredientes" , sem deixar claro que, ao final, queremos o "bolo"... comer o bolo!

Ou ainda: 
estaria a minha proposta de "trabalho" valorizando demais os dados, em detrimento da informação, da apresentação e... do conhecimento?  
Ou mais ainda:
- expliquei para meus alunos a diferença entre dados, informação, apresentação e conhecimento? Expliquei para eles que entre "os ovos e o bolo" existe um processo?E que, para se chegar ao final, selecionar bons ingredientes apenas não basta ... eles são fundamentais, a base, mas não bastam por si só... é preciso saber trabalhar com eles, dosar, misturar, temperar e ... dar o "seu toque"... 

Ou mais mais ainda:
- será que meus alunos estão mesmo com vontade de "comer este bolo"? Será que a fome deles, neste momento, não é de outra coisa?Um "salgado", talvez?

A propósito, leia também ->Pedagogia do cavalo que não tem sede

Pesquisa X Busca
Bem, para ajudar na reflexão, deixo aqui uma apresentação que fiz já há algum tempo...mas que continua atual. Vejam: