27 de julho de 2011

Redes sociais e os jovens: como é essa relação?

Final de semana passado, participei do Twitter Mix - Transformando a Realidade em 140 Caracteres

Começo, agora, a trazer para cá algumas reflexões sobre o que vi e ouvi por lá no que se refere a educação.

As emoções vividas nesses três dias? Ah... essas precisam de um espaço - físico e de tempo - maior: vou extravasar lá no FaceBook... no grupo que formamos...não vou aprisioná-las aqui em um único post!


Gerações
Logo após a fala do Volney Faustini, uma participante do evento, Sheron Neves, autora do blog Meditations In An Emergency, fez um questionamento sobre as classificações das gerações correntes por aí - geração Y, nativos digitais, dentre outras - e também sobre a que o próprio Faustini propunha naquele momento, menos focada em datas e mais em contextos históricos e sociais brasileiros. 

Sheron Neves sugeriu que analisar a relação que as pessoas têm com as redes sociais pode ajudar na construção do perfil das gerações. Assim, fui procurar mais sobre o assunto e inicio colocando em discussão este material: Pesquisa mostra a atual relação de jovens brasileiros com as redes sociais 

1211 internautas responderam as 35 questões da pesquisa construída pelo pessoal do Núcleo Jovem da Abril e aplicada em Junho de 2011.

Um dos dados apresentados mais interessantes foi a relação que estes têm com Twitter, Facebook e Orkut. O resultado mostrou a preferência pelo Twitter entre os jovens, que consideraram o Facebook melhor para interação com os aplicativos, como jogos. Já o Orkut, ainda muito grande no Brasil, tem mais força com o público mais jovem.

O resultado da pesquisa você pode conferir nesta apresentação dos dados e conclusões:
 
Dennis Altermann é Estudante de Publicidade e
Propaganda pela UNISC, mas com foco em Comunicação Digital. Trabalha com Marketing Digital na Magoweb. Fundou e mantém o blog Midiatismo, falando sobre Marketing Digital, Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Um comentário:

  1. Sonia querida excelente vídeo. E obrigada pela menção, que honra! Grande abraço.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Lousa.
Seus comentários enriquecem o debate.
Volte sempre!
Sônia