11 de fevereiro de 2011

Sobre o que as pessoas tuítam?

Dia desses, estava sentada em um café de livraria, concentrada na leitura de um livro novo, quando minha atenção foi literalmente roubada por pai e filha - uns 14 anos -  sentados na mesa ao lado:

- Você precisa criar um Twitter pra mim...urgente!
- Mas pai, por que você quer um Twitter?
- Porque todo mundo fica me perguntando: Você tem Twitter, qual é seu Twitter? Cansei...quero um!
- Mas vai tuitar sobre o quê?
- Ah... isso eu vejo depois...preciso de um Twitter!!! Dá pra fazer esse favor pro seu pai?

Bem, tentei voltar à leitura, mas a concentração já era... um pensamento ocupava minha mente: sobre o que as pessoas tuítam? 




















Bem, este gráfico sanou a minha dúvida...e me deixou uma quase certeza: a de que o tal pai lá da livraria tem grandes chances de se encaixar nos 40,55% que tuítam baboseira...

Ou estou sendo maldosa?

Esta imagem é parte do infográfico A República do Twitter

4 comentários:

  1. Para mim uma das maravilhas da realidade online é a volta do valor das pequenas coisas que conpartilhamos com amigos e familiares:O céu está lindo! Vou almoçar (dando chance a outros se jintarem).
    Não acho que os 40% sejam baboseira, pelo contrário! São reflexos da adoção do ciberespaço como ambiente social.
    A propósito a midia não se decide :-) quando se usa a Rede impessoalmente ela é sociopata, quando é usada para se relacionar é baboseira :-)

    ResponderExcluir
  2. Bom ver vc por aqui, Roney...

    Quem sabe o autor da pesquisa pudesse trocar "baboseiras", termo meio pejorativo, por "amenidades"...

    Entendi e gostei do seu ponto de vista. Mas aqui no caso, me chamou mais a atenção o tal pai nem saber pra que queria uma conta Twitter... ele queria uma, mesmo sem saber o que faria...ele poderia ter respondido: pra tratar de amenidades com meus amigos que tanto me perturbam porque não tenho um Twitter... hahahaha

    Abraço grande e volte sempre,
    Sônia

    ResponderExcluir
  3. Acho que há 44,55% do tal pai cair na classe das "baboseiras", ou das "amenidades"... (eu diria que uns 80% dessas amenidades podem ser classificadas como "linguagem fática").

    Agora, falando sério. Meu primeiro tuíte foi:

    "Ho ho! (como diria o Papai Noel) Acabo de entrar no tweeter. Tendo não mais que uma vaguíssima idéia sobre o que seja essa birosca."

    E já vi inúmeros "primeiros tuítes" com conteúdo semelhante: "Meu Deus, o que estou fazendo aqui??" Semanas depois, descobri para que ele serve *para mim*. A coisa é assim, o Twitter tem alta capacidade de se moldar ao usuário. Por meio de quem a gente segue, e por meio dos tuítes a que damos atenção, a gente forma o perfil das mensagens que a gente recebe, e "monta" uma maquininha com uma certa função. A minha, p. ex., é receber principalmente notícias de veículos alternativos sem precisar visitar 500 sites por dia (minhas fontes se diversificaram uma enormidade depois que entrei) e gerenciar contatos (cultivar, descobrir novos, aproximar-me de contatos que quero). Outras pessoas vão usar de outras formas. É um coringa.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Roberto... obrigada pelo comentário...muito bom seu encaminhamento:

    - o Twitter serve para quê?
    - Que "birosca" é essa?

    Gostei muito da sua colocação:

    - "o Twitter serve para mim"!

    Excelente!

    Abraço e volte sempre pras conversas por aqui

    Sônia

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Lousa.
Seus comentários enriquecem o debate.
Volte sempre!
Sônia