22 de junho de 2012

Jornais: sempre é bom variar
Escolha o seu ... ou seus!

Na minha casa, quando eu era criança, só havia jornal impresso aos domingos. Não que a gente não gostasse de ler...era por questões econômicas mesmo. Meu pai, metalúrgico, sempre foi muito engajado politicamente e buscava sempre, dentro das suas possibilidades, nos garantir acesso à informação.
E era uma festa, logo cedinho, a chegada do meu pai com o pãozinho quente e... o jornal.
Um jornal apenas. Mas a gente se deliciava!

Mais tarde, já professora, eu comprava - também apenas aos domingos e pelos mesmos motivos - 3 jornais diferentes. 
Lia em casa e durante a semana levava para meus alunos de escola pública. 
Era uma dureza em todos os sentidos...dividir os jornais, dividir os cadernos, fazer rodízio entre as equipes...  Quando chegava na sexta, aqueles jornais estavam aos pedaços de tanto passar de mão em mão até que todos vissem os três e fizessem as comparações sobre pontos de vista, linguagem, manchetes, vieses etc.
Bem, hoje, relembro esses momentos e fico muito, mas muito feliz mesmo em saber que professores podem contar com recursos como este: escolher online o jornal - ou jornais - que quiserem mostrar a seus alunos. Espero que aproveitem bem esta possibilidade!






Esse recurso foi uma dica do @Rafael_Parente, via Twitter.
  • Clique a arraste para ver todos os países.
  • Clique no pin para ver a capa do jornal e escolha o idioma em que quer ler.
  • Você pode também fazer uma busca direta pelo jornal do seu interesse.
Boa leitura!

3 comentários:

  1. Aqui em casa, mantivemos a tradição dominical. Pães, café, jornal, que dividimos um pedaço para cada um. Bebericamos café, lemos, conversamos e mais tarde vamos à igreja. Durante a semana, acompanho as notícias via twitter, mas domingo é sagrado.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Lina

    Obrigada por visitar o Lousa e deixar comentário.

    Muito boas essas recordações, não?

    Abraço, Sônia

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei de trabalhar com jornais e revistas nas minhas aulas de História. Na Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação fizemos parte do Programa "Quem lê jornal sabe mais", de "O Globo" e recebemos edições diárias do jornal durante um ano, e semanal, da Revista Época. Na Escola Municipal Ponte dos Jesuítas, também da 10ª CRE, fizemos parceria com o Jornal "O Dia" e participamos de visitas ao parque gráfico e redação, o mesmo acontecendo com o extinto Jornal do Brasil, ainda quando a sede funcionava na Avenida Brasil, 500. Bons tempos. Hoje tudo está muito mais fácil com a Internet e nem sempre sabemos valorizar este recurso, razão pela qual agradeço e parabenizo pela postagem que apresenta boas dicas para o uso atual do jornal eletrônico em sala de aula.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Lousa.
Seus comentários enriquecem o debate.
Volte sempre!
Sônia