8 de março de 2010

Para iniciantes

Responda rápido: você se considera um newbie ou um netizen?

Bem, de acordo com o glossário que aparece na versão eletrônica do livro Internet: o que é, o que oferece, como conectar-se, de Érico Guizzo, newbie é o usuário novato da Internet.

A explicação vai além: “O newbie, na ansiedade de explorar cada pedaço desse novo espaço em que ingressou (a Internet), acaba cometendo alguns 'deslizes virtuais', 'gafes cibernéticas'”.

Calma! Se você é um newbie, não se preocupe, pois o autor é compreensivo e ressalva: “O newbie, contudo, não o faz por maldade ou incompetência, mas apenas por inexperiência, pressa ou ansiedade”. Ele ainda recomenda: “O newbie deve ser cauteloso, medir seus passos e sua língua, principalmente em grupos de discussão e bate-papos”.

Segue sua explicação com um alerta e conselhos práticos: “'Veteranos' da Internet adoram pegar no pé de newbies, querendo mostrar seu conhecimento e sua suposta 'superioridade’. O newbie, porém, não deve se intimidar. Pelo contrário, deve explorar a rede com cuidado e sabedoria, deve ler os FAQs*, deve conhecer as regras de netiqueta (sic), deve observar mais do que se intrometer. E, sempre que necessário, deve pedir auxílio a pessoas dispostas a ajudá-lo (acredite: a Internet está cheia delas!). Seguindo esses passos, o newbie logo deixa de ser newbie”.

Gostando das idéias? Leia a íntegra deste meu artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Lousa.
Seus comentários enriquecem o debate.
Volte sempre!
Sônia