Segundo a pesquisadora Lúcia Santaella, as cinco gerações tecnológicas que aumentam nossa capacidade para a produção de linguagem são as seguintes:
1.Tecnologias do reprodutível (eletromecânicas): jornal, fotografia e cinema introduziram o automatismo e a mecanização da vida.
2.Tecnologias da difusão (eletroeletrônicas): rádio e TV deram origem à chamada cultura de massa, onde há um pólo emissor com uma penetração imensa entre os receptores.
3.Tecnologias do disponível: vídeo-cassete, controle remoto, walkman, DVD, TV a cabo, xerox personalizaram a recepção, colocaram disponível a possibilidade de se gravar um programa de TV, ouvir música andando na rua, tirar cópias de apenas uma parte de uma obra, etc.
4.Tecnologias do acesso: modem, mouse, software, mas, principalmente a Internet, que permite, em um clique, o acesso a uma infinidade de informações.
5.Tecnologias da conexão contínua. Telefones celulares e outras tecnologias nômades que independem de cabos e outros recursos para se ter acesso à informação.Fonte: Homem e tecnologias: uma conexão contínua
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar o Lousa.
Seus comentários enriquecem o debate.
Volte sempre!
Sônia