29 de novembro de 2008

Taxonomia de Bloom

Taxonomia de Bloom - Reflexões sobre e-learning - Veja a integra.
Área Cognitiva

níveis

objetivos

capacidades a adquirir

-conhecimento

lembrar informações sobre: fatos, datas, palavras, teorias, métodos, classificações, lugares, regras, critérios, procedimentos etc.

definir, descrever, distinguir, identificar, rotular, listar, memorizar, ordenar, reconhecer, reproduzir etc.

-compreensão

entender a informação ou o fato, captar seu significado, utilizá-la em contextos diferentes.

classificar, converter, descrever, discutir, explicar, generalizar, identificar, inferir, interpretar, prever, reconhecer, redefinir, selecionar, situar, traduzir etc.

- aplicação

aplicar o conhecimento em situações concretas

aplicar, construir, demonstrar, empregar, esboçar, escolher, escrever, ilustrar, interpretar, operar, praticar, preparar, programar, resolver, usar etc.

- análise

identificar as partes e suas inter-relações

analisar, calcular, comparar, discriminar, distinguir, examinar, experimentar, testar, esquematizar, questionar etc.

- síntese

combinar partes não organizadas para formar um todo

compor, construir, criar, desenvolver, estruturar, formular, modificar, montar, organizar, planejar projetar etc.

- avaliação

julgar o valor do conhecimento

avaliar, criticar, comparar, defender, detectar, escolher, estimar, explicar, julgar, selecionar etc.