15 de outubro de 2010

Dia do Professor

15 de outubro é Dia do Professor apenas no Brasil. Nesse dia, em 1827, D. Pedro I baixou um decreto imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil e trouxe como novidades: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. Assim, 15 de outubro passou a ser o Dia do Professor. A primeira comemoração, entretanto, teria surgido apenas em 1947, em São Paulo, no “Caetaninho”, Ginásio Caetano de Campos, na Rua Augusta, 1520. Como o segundo semestre letivo era muito longo, 01/06 a 15/12, com apenas 10 dias de férias, quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa. Salomão Becker sugeriu 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. O diretor, Onofre Penteado, gostou da iniciativa. A festa foi um sucesso. No ano seguinte, o jornal “A Gazeta” fez a cobertura do acontecimento, que já contava com a adesão de um colégio vizinho: o Pais Leme, que ficava na esquina da Rua Augusta com a Av. Paulista. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
Saiba mais sobre o Dia do Professor.

2 comentários:

  1. Oi,
    estou a actualizar a minha lista "blogroll" do meu blog. Se estiveres interessado eu ponho lá o link do teu blog. dá uma vista de olhos no meu blog e se estiveres interessad envia-me email.

    O meu blog - http://celestinoxp.blogspot.com

    O meu email - celestinoxp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou visitando seu blog e percebi que têm bastante conteúdo de excelente qualidade.
    A primeira vista, me parece que o perfil do seu leitor se encaixa, neste produto.
    Possuímos diversos tipos formatos publicitários, que inclusive podem ser incluídos no seu feed.
    O que acharia de ganhar o equivalente a muitos cliques, com apenas um clique, vendendo cursos, de altíssima qualidade, baratos (á partir de R$ 20,00)e com certificado?
    Temos inclusive cursos na área de educação que podem ser muito interessante para os leitores do seu blog.
    Estou tendo uma experiência muito positiva,(JÁ GANHEI MAIS DE R$ 1.400) fazendo isso, caso tenha interesse, ela está narrada (com comprovação) no meu site: http://vendacursos.webnode.com.br/ Para quem se cadastrar hoje têm um bônus de R$ 10,00
    Att.
    Bruno

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Lousa.
Seus comentários enriquecem o debate.
Volte sempre!
Sônia