Em entrevista publicada esta semana no jornal O Estado de São Paulo, Emilia Ferreiro, psicolingüista argentina, discípula de Piaget afirma, entre outras coisas, que a escola ainda não ensina os alunos a se orientarem no meio das possibilidades quase infinitas da web e que ter internet na escola não resolve os problemas, fabrica novos, mas que são desafios interessantes. Confira na íntegra.
Sônia,
ResponderExcluirConferi e concordo com Emília Ferreiro.Os alunos copiam e colam um texto para entregar ao professor como pesquisa sem leitura do assunto. Eu não aceito. Na verdade, fazem o mesmo com o livro, usam xerox.Quanto ao hipertexto, é uma questão mais complexa porque é necessário direcionar o olhar, ter maior capacidade de abstração para não perder o fio condutor. Prefiro livros.
Aqui no Rio de Janeiro,pelo menos no primeiro ano de uso de computadores,só se trabalha com softwares, porém todos reclamam pela Internet.
Como é em São Paulo?
Um abraço,
Fátima.
olá
ResponderExcluirConcordo plenamente com a vossa opinião. Gosto muito de utilizar a Internet em minhas aulas, mas vejo que para evitar esse tipo de coisa é preciso muita conversa, orientação, levar o que se pesquisa na informática para a sala de aula promovendo discussões sobre os temas pesquisados.Verficar quais os pontos comuns e as divergências ou seja, é preciso uma mediação através da linguagem, não basta oferecer ao aluno a máquina e a Internet.