31 de maio de 2006

Internetês

Veja os resultados desta enquete:

O internetês, linguagem usada pelos adolescentes na Internet, pode ser considerado:
- uma variedade lingüística -16.73% - 315 votos
- uma ameaça à Língua Portuguesa - 28.68% - 540 votos
- um modismo - 10.99% - 207 votos
- uma forma de agilizar a comunicação - 43.60% - 821 votos
- Total de votos: 1883 em 31 de maio de 2006
Atenção: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de usuários do EducaRede.

E você? O que pensa sobre?

2 comentários:

  1. O "internetês" é para mim uma variedade linguística, é como uma gíria de um grupo específico, assim com existe a gíria entre surfistas, skatistas, e outros. Os adolescentes adoram,mas, como educadora, somente uso esta linguagem em comunicação instantânea, e temos um combinado: nas produções escolares deve ser usada a linguagem culta, pela razão que a escola é um espaço de aprendizagem, e onde os alunos aprenderão a escrever corretamente? Os adolescentes aceitam e usam cada linguagem no seu devido ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Sônia!
    Pra mim é uma forma de expressão que surgiu pra agilizar a linguagem e agora se tornou uma variedade lingUistica.Acho que usada no seu contexto, deve ser respeitada, até porque facilita a comunicação, agilizando-a através dos códigos criados.Porém não podemos permitir que seja utilizada em outras situações, o que se vê em alguns casos por aí.Não vejo como ameaça, só acho que nós, educadores devemos esclarecer e colocar as coisas no devido lugar, tratar da questão sem preconceitos e com conhecimento, sabendo que a língua é viva e em constante mutação.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Lousa.
Seus comentários enriquecem o debate.
Volte sempre!
Sônia