2 de outubro de 2005

Sete motivos pelos quais um professor deveria criar um blog: a repercussão

No dia 26 passado, citei o artigo da Dra.Betina von Staa "Sete motivos para um professor criar um blog". Pois vamos às repercussões: a dica foi absorvida pelo Intermezzo que colocou um link nos seus "apontamentos da semana". O Lousa agradece.
No dia 01 de outubro, a dica foi citada no blog do II Encontro de Weblogs criado pelo pessoal pela Universidade da Beira Interior (Covilhã) PT que promove esse evento internacional.
Recebeu, então, em 02/10, um comentário de M.J.Matos, que empreendeu "uma excursão exploratória pelo espaço internético sobre a matéria até me deparar com um artigo que me deixou a meditar. Recomendo a sua leitura a quem tenha interesse no desenvolvimento de aproximações não presenciais ao Ensino em geral e ao ES em particular. O artigo vale mais pelas questões que levanta, contendo um grupo importante de referências sobre o assunto. A ideia mais importante que dele retiro, em relação à utilização de blogues em educação, tem a ver com a liberdade que o meio dá para uma melhor representação dos interesses individuais de cada utilizador, expresso nos seus textos, mas também nas ligações que estabelece com outros espaços idênticos. Implica, naturalmente, a utilização de blogues em rede, os dos alunos, deixando de lado o modelo de um blogue central, o do professor, como catalizador das discussões. A falha do modelo é explicada pela violação de uma regra básica, a transposição para um novo meio de uma estratégia clássica de ensino."
Para não me alongar, como disse o próprio Matos, deixo-os com a referência:
Anne Bartlett-Bragg & James Farmer, (2005). Blogs @ Anywhere: High fidelity online communication . Seguindo mais uma vez o conselho do Matos: não se esqueçam dos comentários que se seguem ao texto, há referências relevantes.

5 comentários:

  1. (Transferi para aqui o comentário porque o limite imposto no blogue do 2º encontro de Weblogs é completamente absurdo; desde já lhe agradeço a ligação)

    Cara Sônia Bertocchi:

    Como também mantenho um blogue para as aulas, mas com carácter complementar e de memória, quase um bloco-notas (Bioquímica (s)em rede), já me tinha dado conta da dificuldade em obter comentários dos estudantes. Sei que o usam porque vejo a estatística das visitas e dos "downloads" (se bem que não possa distinguir os acessos dos alunos dos de outras pessoas). Por isso, o modelo, como está, não funciona senão parcialmente. A interactividade não parece ser melhor do que a de uma página fixa, o que revela que um blogue não será a aproximação adequada. É, claramente, uma aproximação adequada à expressão individual, à marcação da diferença, de uma visão própria das coisas. Mas isso é o que se deseja que aconteça da parte dos estudantes, não dos professores. Não é que esteja desiludido, porque aceitei o risco da exposição (e de um possível falhanço) desde o início da experiência. Apenas surpreendido por ter usado uma aproximação algo primária. Mas esse é um risco que temos de correr quando queremos aprender.

    ResponderExcluir
  2. Já agora, se não for abusar muito, diga-me que significa "galera", como em "Bate-papo com galera gaúcha"

    ResponderExcluir
  3. MJMatos, "galera" significa turma, pessoal ... é um jeito jovem de se expressar. No caso, eu estava me referindo a uma turma de alunos de 8a. série, que tem entre 13 e 15 anos e que vive no Rio Grande do Sul ... daí "galera gaúcha".
    Abraço, Sônia Bertocchi

    ResponderExcluir
  4. Quanto à primeira parte de seu comentário ... deixo aqui o endereço da professora da "galera gaúcha", Marli, para uma possível conversa sobre a interatividade nos blogs usados como ferramentas de ensino. http://trocandoletras.zip.net/
    Penso que os blogs por si só não constituem ferramenta ideal para a nossa prática. Eles precisam funcionar como meio para se criar uma comunidade virtual de blogs - uma rede de relações entre pessoas que tenham interesses comuns. No nosso caso - educadores -, um projeto educativo, por exemplo.Uma comunidade onde haja vários protagonistas e que haja autonomia. O que você acha?
    Abraço,Sônia Bertocchi

    ResponderExcluir
  5. Obrigada ao pessoal organizador do II ENCONTRO DE WEBLOGS da
    Universidade da Beira Interior (Covilhã) pelo pronto atendimento à minha reivindicação. Já postei lá meu comentário sobre Weblogs no Ensino. Abraço, Sônia.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Lousa.
Seus comentários enriquecem o debate.
Volte sempre!
Sônia