30 de junho de 2005

Uso pedagógico do blog

A finalidade original de um blog era a publicação de pequenos textos que, em seqüência cronológica, formariam um diário virtual com espaços para comentários dos leitores.
Hoje, há inúmeros outros usos para os blogs, inclusive o pedagógico.
Como? Ele é usado para: registrar o desenvolvimento de trabalhos em equipe, para reunir anotações de aula, para discussão, elaboração e divulgação de projetos.
Por quê? Facilidade de criação, publicação e utilização; possibilidade de organização de conteúdos; possibilidade de introdução de comentários dos leitores, gratuidade.
Um exemplo de experiência bem sucedida?
Blogs do João Costa , criado pela professora Eliana Gastaldi, de Joinville, que diz "Fiz um Blog para reunir os blogs que estamos trabalhando em nossa escola, são experiências simples, onde o principal não é o resultado em si, mas o processo, as interações que vão ocorrendo entre os alunos." Eliana mantém também uma comunidade na Orkut: Uso Pedagógico do blog .
Outros exemplos? Inúmeros. Prometo ir divulgando aqui experiências de colegas que estão utilizando essa ferramenta em sua prática.

6 comentários:

  1. Que ótimo ! Gostei dos blogs e principalmente da concepção da professora, ao priorizar o processo e as interações. Este tipo de trabalho é muito rico!
    Eu sou louca para encontrar também um blog de professor que relate o dia a dia na sala de aula e também um blog colaborativo de uma escola, em que cada professor posta um pouco sobre suas reflexões e novidades. Será que temos por aí?
    []s
    Mary Grace

    ResponderExcluir
  2. Mary, com certeza temos. Com a animação e a competência desse pessoal de SC, Joinville deve haver sim.
    Vamos pesquisar... Beijo grande, Sônia

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sônia

    Olha eu aqui novamente....o tabalho da Eliana está ficando muito bom mesmo e, ela também está participando de um blog comunitário que a Marli(RG) e eu (SC)iniciamos,depois de nos conhecer no chat do Educarede sobre uso pedagógico dos blogs, no nício do ano.A partir daí, começamos um sólida amizade virtual e estamos trabalhando colaborativamente com os alunos dos dois estados.
    Temos um blog comunitário em que narramos essa aventura, e a mais nova integrante é a Eliana.

    http://trocandoletras.zip.net

    Aguardamos você e a Mary Grace por lá.

    Abraços
    Gládis

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante o trabalho e penso que ele motivará outros projetos semelhantes. Gostaria, porém, de sugerir que a autora usasse um outro aplicativo de blog que não o zip.net (uol). Uma das essências do blog é a possibilidade de referência direta dada pelo link permanente de cada post. O link direto é o que permite aos blogs conversarem.
    Outra dificuldade do zip.net é o funcionamento do RSS que só distribui o título dos posts. Isso complica que se gerencie múltiplos blogs de projetos usando um agregador de conteúdo.

    abraço,
    Suzana

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Lousa.
Seus comentários enriquecem o debate.
Volte sempre!
Sônia