20 de setembro de 2005

Números curiosos: para reflexão

A eletricidade (1873) passou a ser utilizada por 50 milhões de usuários no mundo apenas depois de 46 anos de existência. O automóvel foi criado em 1886 e somente 35 anos depois chegou a essa marca. O telefone (1876), idem: foram mais de três décadas para se disseminar. O rádio (1906), 22. A televisão (1926), 26. O forno de microondas (1953), 30. O microcomputador (1975), 16 e o celular (1983), 13 anos. A Internet alcançou essa marca em apenas quatro anos, entre 1995 e 1999, em seu período mais comercial. Em março de 2002, já éramos 561 milhões de pessoas plugadas à rede mundial de computadores. De acordo com cálculos do Instituto do Futuro, Califórnia (EUA), uma inovação tecnológica leva, em média, 30 anos para ser realmente absorvida pela sociedade. Será? Aguardamos comentários.

Um comentário:

  1. O homem precisou de alguns milhares de anos para dominar o fogo, dominá-lo era a garantia de sua sobrevivência contra a natureza. O próximo passo foi o uso do vapor, que em escala temporal foi um salto de "apenas" 30.000 anos aproximadamente. Da máquina à vapor ao combustível de origem fóssil, somente meio século, para a energia nuclear (1942), poucas décadas. Se seguirmos esta escala temporal, a próxima fonte de energia, mais barata que a anterior, a fissão atômica, já deveria ter surgido, pois o degrau de tempo seria de 30 anos.

    Todo o progresso humano subseqüênte, levará menos tempo a ser implementado que o anterior.

    a a ELETRICIDADE, fez surgir novos produtos e equipamentos que melhoraram a produção de OUTROS.
    O AUTOMÓVEL por sua vez melhorou o transporte e o acesso a produtos de outros locais.
    O TELEFONE nos deixou mais perto dos outros SEM precisar termos que usar o AUTOMÓVEL, e com isso ganhamos TEMPO para outras necessidades.
    O RÁDIO deu voz a todos que não poderiámos ouvir num TELEFONE, e levou esta voz a uma massa de pessoas simultâneamente.
    A TELEVISÃO nos permitiu visualizar outras pessoas, produtos e principalmente, conhecer o DESEJO e CULTURA de outras pessoas.
    O FORNO DE MICROONDAS, aumentou o TEMPO em que podemos passar fazendo usando TODAS as invenções que citei acima.
    O MICROCOMPUTADOR foi inventado para que nossas crianças brincassem mais com joguinhos e deixassem os adultos usarem o microondas.
    O CELULAR foi desenvolvido para que TODOS os inventos acima funcionassem SEM que os pais estivessem por perto, somente a babá.
    A INTERNET veio para que pudéssemos monitorar a empregada e as crianças em tempo real e ver o que AMBOS estão fazendo.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Lousa.
Seus comentários enriquecem o debate.
Volte sempre!
Sônia